308 805 709

0 artigos

Actividades para crianças no Outono!

Imprimir
By Pisamonas 10 de Outubro de 2016

Actividades para crianças no outono

Há um mundo de possibilidades lá fora!!

O Outono já chegou há umas semanas às nossas rotinas e parece que já nos habituámos à paisagem de folhas secas. No entanto, de certeza que alguns de nós já estamos a pensar nas próximas férias de Natal. Já decidiu quais as actividades com crianças que pode fazer nesses dias? Não faz falta esperar tanto apara desfrutar de programas diferentes em famílias. Sabe a quantidade de coisas que podem fazer aos fins-de-semana?

Apesar de que com o Outono começam os dias de chuva e que, pouco e pouco, vai anoitecendo mais cedo, existem mil maneiras de entreter os nossos filhos sem ter a necessidade de os sentar durante horas em frente à televisão. Para isso, queremos dar-lhe algumas sugestões de actividades lúdicas para as crianças durante esta época do ano, tendo em conta todas as suas vantagens.

Natureza

O Outono é a época perfeita para fazer turismo rural. Já dissemos adeus às altas temperaturas e às multidões de pessoas típicas do Verão. Por isso, porque não fazer uma escapadinha?

Faz-nos bem a todos mudar de ares e, claro, os miúdos não são excepção. Assim, propomos realizar uma excursão de um dia em que a Natureza seja a protagonista. Todos temos perto de nós uma aldeia, o mar, um rio ou uma montanha perfeitos para passar o dia com as crianças.

Não nos podemos esquecer que viajamos com crianças e, por isso, devemos elaborar um programa que inclua actividades infantis: desde ir a sítios onde se possam encontrar com animais, fazer trabalhos manuais com folhas que encontramos pelo caminho ou alguns jogos tradicionais que fomentem a sua capacidade de observação. O objectivo é estreitar vínculos com eles enquanto se divertem e descobrem as maravilhas que a natureza alberga.

Parques de atracções e parques de aventura

E aqui está uma opção que nunca falha! 99% das crianças gostam de brincar, correr e de se divertirem. Haverá melhor sítio para o fazerem do que um parque específico para isso.

Por um lado, os parques de atracções são perfeitos para passar um dia em família e desfrutar de diferentes brincadeiras para crianças. De vez em quando, é bom visitar um destes parques para dar um pequeno miminho aos reis da casa.

Por outro lado, os parques de aventura são uma boa opção para que os nossos filhos façam exercício ao mesmo tempo que se divertem em plena natureza. Slide, escalada, arborismo ou diferentes tipos de gincanas são só alguns dos exercícios para crianças que os nossos filhos poderão desfrutar nestes espaços.

Museus

Museus. Sim, leu bem. Ainda que esta palavra seja associada a uma tremenda “seca” para muitas crianças, existem opções de museus muito divertidos para os mais pequenos. Muitas vezes emprenhamo-nos que os nossos filhos vão a museus porque pensamos que assim irão aprender. No entanto, se não os levamos a lugares para crianças onde tenham actividades adaptadas à sua idade, a única coisa que iremos conseguir é que criem resistência a este tipo de programas.

Por isso, devemos levá-los aqueles museus que têm visitas guiadas desenhadas especificamente para crianças. Com visitas teatralizadas, em forma de contos ou com actividades nas quais sejam eles próprios a pintar ou a jogar, de certeza que se irão divertir muito ao mesmo tempo que aprendem.

Outras actividades culturais

Todos sabemos que as chuvas de Outono muitas vezes estragam-nos os planos. Mas isto não significa que devemos ficar em casa com os nossos filhos a ”subir pelas paredes”. Propomos-lhe actividades clássicas para crianças que nunca falham, sempre e quando as adaptarmos à idade dos nossos filhos: cinema, teatro e circo.

No cinema existem autênticas obras-primas para crianças e não só pelos desenhos animados. Os filmes infantis têm a vantagem muito interessante de normalmente virem acompanhados de uma ou mais mensagens que reforçam valores tão importantes como a amizade, a generosidade, o companheirismo ou o trabalho em equipa.   

O teatro também pode tornar-se numa das actividades preferidas das crianças nesta época do ano. Cada vez há mais espectáculos de teatro destinados aos mais pequenos. Muitas vezes, é-lhes pedido para intervirem e incluem exercícios de improvisação, o que faz com que não só se divirtam como também os ajuda a perder a timidez.

Em relação ao circo, as possibilidades são cada vez maiores, existindo muitos tipos de espectáculos. Assim, se algum dos seus filhos não gosta de palhaços ou não queremos ir a um circo com animais, existem outras alternativas, como por exemplo, os circos em que são destacadas as acrobacias ou os espectáculos de luzes e som, que deixarão os mais pequenos de boca aberta.

Para qualquer destas actividades de Outono para crianças, nada como as nossas botas safari, um calçado para miúdos perfeito para o Outono!

Posted in: Notícias PT Tags: Programas
Partilhe