308 805 709

0 artigos

Como começar 2014 com o pé direito

Imprimir

Passagem do ano Pisamonas

Faça cúmplices os seus filhos!

Roupa interior vermelha, ter uma moeda na mão há meia-noite, dar um passo com o pé direito quando terminarem as badaladas… são muitas as tradições, rituais ou superstições que envolvem a última noite do ano para atrair boa sorte.

É uma noite muito especial para partilhar em família, na qual não faltam emoções à flor da pele, mas, para além disso, é um momento-chave para fazer o balanço do ano que está quase a acabar e definir propósitos ou metas para o que vai começar. Convidar os filhos a participar nesta análise, ajudá-los-á a perceber o passar do tempo e a ver a importância de estabelecer objectivos na vida.

Como podemos fazê-lo?

Antes das badaladas e enquanto repousa do jantar, apresente-o de uma forma divertida, quase em modo de jogo, por exemplo, a ver e a comentar juntos as fotografias das férias, dos aniversários, da festa de final de curso… todas as que representem os bons momentos passados em família, que às vezes são esquecidos ou ofuscados por outros menos bons.

Outra ideia muito gratificante é a que cada um conte os sucessos alcançados com os quais está mais satisfeito este ano, individualmente ou em família… e vale tudo! Desde o que aprende a apertar os atacadores, ao que consegue ter bom aproveitamento a todas as disciplinas em Junho… em cada idade há etapas distintas a superar.

… e quando já chegou o ano novo…

  • Partilhem os objectivos para 2014 em grupo; com o tempo, as crianças verão a importância de estabelecer metas se vêem nos seus pais uma referência.
  • Escrevam, pintem as vossas metas para o próximo ano: uma viagem, ir ao cinema, jogar futebol, aprender a tocar guitarra… verão graficamente a gratificação esperada e estarão a planificar o vosso futuro.
  • Criem um compromisso em voz alta, individualmente, dizendo o que vão fazer para conseguir concretizar os objectivos para o ano novo. Ter que prestar contas aos outros facilitar-nos-á e empurrar-nos-á ao cumprimento seja do que for: emagrecer, fazer desporto, conseguir boas notas ou arranjar tempo para estar em família.
  • Faça com que escrevam os desejos num papel, que os guardem num lugar secreto e que os vão lendo amiúde… quer os concretizem ou não, seria óptimo que pudessem guardá-los como memórias para quando forem mais velhos.

Em todos os momentos, cuidar dos detalhes e fazer com que participem

Transmitindo-lhes e envolvendo-os nesse ambiente tão especial que se respira na passagem do ano, com uma mesa elegante que nos ajudarão a pôr, preparando as doze passas para cada um, enfeitando o espaço… cuidado com o jantar que se vai queimar!!!... que cada um escolha uma tarefa..

Mas isso se… por uma noite, nada de jantar de pijama e pantufas; é necessário vestirem-se e calçarem-se de gala para começar 2014 com o pé direito. E para isso, o Pisamonas põe o seu grãozinho de areia com a nossa colecção de calçado mais elegante para bebés, meninos, meninas e mamãs.

Desejamos-vos um 2014 cheio de felicidade e harmonia!  

Posted in: Notícias PT
Partilhe