308 805 709

0 artigos

Aproxima-se o Inverno… e as constipações dos miúdos

Imprimir
By Pisamonas 14 de Novembro de 2016

Conselhos para Prevenir Constipações nas Crianças

Medidas para prevenir constipações e gripes nas crianças

Parece que já começa a estar frio e não é para menos, dado que dentro de pouco mais de um mês já estaremos no Inverno. Tal como acontece todos os anos, vamos lá começar a agasalharmo-nos bem antes de sair de casa. No entanto, só isso não evitará que apanhemos uma constipação ou a temida gripe.

Se é o primeiro ano que o seu bebé frequenta a creche ou o jardim-de-infância, é muito provável que já tenha sofrido de alguma constipação nestes meses. Ao estarem em contacto com mais crianças, têm maior risco de se constiparem do que estando em casa. É quase impossível de evitar. No entanto, existem algumas maneiras para reduzir os contágios e tudo começa por incutir nos nossos filhos (e a nós mesmas) algumas pequenas rotinas diárias.

Todos conhecem os sintomas de uma constipação: tosse, dor de garganta, febre… Ninguém fica bem-disposto e, para nós mães, é muito difícil ver os nossos pequeninos doentinhos, não é? Não temos uma varinha mágica para eliminar as constipações nas crianças das nossas vidas, mas temos alguns conselhos que servirão para reduzi-las.

Lavar bem as mãos

Desde pequenos que nos transmitiram a importância de lavar muito bem as mãos e aqui na Pisamonas vamos voltar a recordar. As mãos são uma fonte de transmissão de vírus e micróbios e por isso devemos mantê-las bem limpas. Isso implica lavar as mãos várias vezes ao dia e, pelo menos, sempre antes e depois de comer. Além disso, é conveniente utilizar papel descartável para secar as mãos e evitar as toalhas.

Espirrar e assoar o nariz

Temos que ensinar-lhes como espirrar. Quantas vezes ouvimos “põe a mão à frente da cara ao espirrar”. No entanto, como já dissemos, as mãos são uma das principais vias de propagação. Isso não significa que a criança não se tenha que tapar quando espirra, mas temos que ensinar-lhes a fazê-lo com o cotovelo para assim evitar a transmissão do vírus.

Também é recomendável evitar a reutilização de lenços de papel ao assoar o nariz, uma vez que esta acção ajuda à propagação dos vírus.

Por outro lado, uma coisa que os miúdos costumam fazer é meter o dedo no nariz. De certeza que já está cansada de dizer aos seus filhos para não o fazerem porque é feio. Mas como sabe, para além disso, favorece o contágio das constipações nas crianças.

Evitar possíveis contágios

Estamos sempre a ensinar aos nossos filhos a importância de partilhar, mas no caso de alguns objectos, e necessário um pouco de egoísmo, como é o caso das chuchas, biberons ou copos. Claro que quando estão na creche ou no jardim-de-infância é complicado, mas se estão em casa com outros meninos, podemos evitar a partilha com um pouco de supervisão.

Outro dos focos de infecção, e que às vezes nem nos passa pela cabeça, são os brinquedos, sobretudo quando as crianças são pequenas. Já sabemos o hábito que têm de pôr tudo na boca. Por isso, o ideal é limpar os brinquedos com alguma frequência para reduzir o risco.

Roupa e calçado adequado

Sim, já referimos que quando as temperaturas baixam devemos agasalhá-los bem, e isso significa vestí-los para o frio dos pés à cabeça e tanto dentro como fora de casa. Ao sair à rua, não pode pode faltar o casaco nem os complementos para o frio, como gorros, luvas ou cachecóis. Além disso, os collants serão os seus grandes aliados para conseguir looks elegantes sem passar frio. Em relação ao calçado, não podem faltar umas boas botas de menina ou de menino que lhes permitam andar, correr e brincar na rua até que se cansem.

Importância das Pantufas para evitar Constipações

Se ficamos por casa, também temos que manter os pés bem quentinhos. Para isso são fundamentais umas pantufas de qualidade, como as que encontra na Pisamonas.

O ar fresco

Quem não gosta de ar fresco? Pois também é uma boa maneira de evitar as constipações. Por um lado, é conveniente ventilar a casa e as suas assoalhadas pelo menos 10 minutos ao dia. Por outro lado, o ar livre dificulta a propagação de vírus ao contrário de espaços fechados. Assim, sempre que for possível, é melhor fazer programas com os miúdos fora de casa. É mais saudável e eles divertem-se muito mais;)

Como certamente já se deu conta, há várias palavras que se repetem ao falarmos da prevenção de constipações e da gripe em crianças… limpeza e higiene. É verdade que por muito rigorosos que sejamos nas medidas tomadas neste sentido, não vamos conseguir que os nossos filhos se despeçam para sempre das constipações, mas certamente diminuiremos o risco de as apanharem.

Esperamos que estes conselhos sejam úteis e que este Inverno não tenham que enfrentar muitas constipações :)

Posted in: Notícias PT Tags: conselhos
Partilhe