308 805 709

0 artigos

Dicas para aprender a estudar

Imprimir

  Trucos para aprender a estudiar 

Pode ajudá-los!

A capacidade de planeamento é muito importante para muitos aspectos da vida. Normalmente não é inata, mas com a prática pode adquirir-se.

Partilhe com os seus filhos estes conselhos e recomendações e ajude-os a criar bons hábitos de estudo desde pequenos! 

  • Ser metódico, é fundamental para ter um correcto hábito de estudo. É preciso planificar um horário para estudar sempre à mesma hora e no mesmo sítio, detalhando quanto tempo será dedicado a cada coisa. Será conveniente supervisionar ao final do dia se o plano foi cumprido.
  • O sítio de estudo deve ser adequado para facilitar a concentração. Claro que, se já são mais crescidos, nada de telemóveis na mesa.
  • Fazer intervalos; o normal é em cada 45 minutos, descansar 5 ou 10 minutos.
  • Evite as comparações, cada filho é diferente e tem as suas próprias capacidades. Da mesma forma, que eles também não se justifiquem com desculpas do tipo: “quase toda a turma teve negativa neste teste”.
  • Perante uma matéria adversa, reforce como conseguem bons resultados a matemática, expressão plástica, língua … Tente torná-la mais lúdica, pesquisando exercícios nos portais de estudo.
  • A vontade de estudar e os motivos que se têm para estudar são decisivos. Não é suficiente o ser mais ou menos esperto ou inteligente. Há que incutir-lhes que estudar é um dever e que tem que se o objectivo principal da sua tarde. O futuro deles está em jogo e os bons resultados obtêm-se com esforço. 
  • No 1º e 2º ciclo do ensino básico estima-se que o tempo adequado de estudo seja de 30 a 60 minutos, dependendo do ano. No 3º ciclo uma hora para fazer os trabalhos de casa e entre três quartos de hora a uma hora para estudar. É melhor deixar para os fins-de-semana os trabalhos individuais ou de grupo.
  • Estar atento nas aulas deixa mais tempo livre. Se se ouvir bem o professor nas aulas, sublinhando o livro ou os apontamentos, estaremos a poupar tempo de estudo.
  • Se não é capaz de explicar uma matéria, é porque não a sabe. Não basta memorizar, é necessário assimilar o que se está a estudar. Por isso, é fundamental que se estude à tarde o que foi dado nas aulas. Quando chegar o teste ou exame, basta rever a matéria dada. Partir o bolo em porções é melhor do que comê-lo inteiro de uma só vez.
  • Usar uma agenda desde pequenos é muito importante para planear os trabalhos de casa. É importante que anotem o que têm a fazer na agenda e que se habituem a vê-la todos os dias para garantir que estão a cumprir o planeado.
  • Utilizar as técnicas de estudo básicas como o sublinhar, os esquemas, os resumos, etc.

Ainda que seja responsabilidade deles, não será demais premiar a sua boa atitude e os seus sucessos.

Fará com que se sintam motivados para continuar no bom caminho.

O importante é criar hábitos, e para criar este ou outro qualquer, é necessário repetir durante um certo tempo as mesmas rotinas.

A vontade é importante, mas não é suficiente!

Posted in: Notícias PT
Partilhe