308 805 709

0 artigos

Férias em família:

Imprimir

 Férias em Família

Temos que romper com todas as normas para as crianças?


Todos merecemos umas férias, mas às vezes as férias em família podem ser um autêntico caos se não mantivermos um mínimo de ordem e de normas. Ainda que passem algum tempo em colónias de férias ou outras actividades para crianças, são quase 3 meses de férias!

Muito tempo para estar sem fazer nada durante todo o dia. Isto pode desorientá-los um pouco, uma vez que não sabem gerir tanto tempo, pelo que seremos nós adultos os responsáveis por ajudá-los a fazer.

Levantam-se mais tarde, alteram os horários das refeições, a sua dieta é diferente da de Inverno, entre outras mudanças que para eles, mesmo que pensem o contrário, não lhes são de todo benéficas. 

Não é necessário levantá-los às sete da manhã, mas de segunda a sexta-feira é importante que se levantem à mesma hora. Dependendo da idade é bom que dediquem um tempo todos os dias para fazerem os seus trabalhos de casa, entre 30 minutos a 1 hora é o suficiente. Podem ler, fazer trabalhos manuais, desenhar, escrever uma redacção ou, inclusivamente, jogar a diversos jogos infantis online na tablet. Qualquer coisa que não associem aos trabalhos de casa da escola, mas que lhes sirva como hábito de estudo no Verão, para que não se esqueçam de tudo o que aprenderam durante o ano.

A televisão… amiga ou inimiga? Podemos ser um pouco mais flexíveis com a quantidade de tempo que podem ver televisão. Por exemplo, depois do pequeno-almoço ou se já não fazem a sesta, podemos deixá-los ver os seus desenhos animados preferidos… ou ouvir música para crianças que lhes traz muitos benefícios!

São uns dias fantásticos para fomentar o trabalho em equipa, fazendo-os sentir responsáveis e colaborantes com a família. Mesmo que sejam pequeninos, ensine-os a arrumar o quarto, a pôr e levantar a mesa, a ajudar a fazer as compras, a arrumar a casa de banho… e até a pensar no que vão almoçar ou jantar; poderão preparar juntos refeições deliciosas e refrescantes.

O melhor é tentar ocupar todo o tempo com aspectos educativos, de diversão, de habilidades e fomentar as relações sociais brincando com outras crianças e fazendo amigos novos.

E umas das normas imprescindíveis para este Verão: cuidar muito do calçado infantil. Aproveite a nossa colecção de sapatos de criança para o Verão com a qual beneficiará de bom design, qualidade e comodidade sem renunciar ao melhor preço!

Posted in: Notícias PT Tags: conselhosProgramas
Partilhe