308 805 709

0 artigos

Respeitar a digestão. Mito ou realidade?

Imprimir
By Pisamonas 19 de Agosto de 2015 Deixe um comentário Ir para comentários

 Respeitar a Digestão

 

De certeza que todos, nalgum momento da nossa infância, pensámos que o facto de não podermos tomar banho depois de comer e termos que esperar nem mais nem menos do que 2 horas na melhor das hipóteses, era uma simples desculpa para que os adultos pudessem descansar.

Hoje vamos contar-lhe que a chamada “paragem de digestão” não é um mito mas sim uma realidade!
É necessário respeitar o processo da digestão, por muito que os miúdos achem que é uma tortura.

Quando terminamos de comer a maioria do sangue do nosso corpo desloca-se até ao estômago para fazer a digestão. O que é que acontece se nos metemos dentro de água fria? Nem mais nem menos do que uma alteração brusca da tempratura corporal, o que provoca que o sangue que estava “a trabalhar” no nosso estômago se desloque para a pele para equilibrar essa diferença de temperatura. E é então que a digestão pára ou se interrompe por causa do deficit de circulação sanguínea.

Mas isto pode acontecer mesmo sem entrar dentro de água. Tudo o que provoque uma alteração brusca de temperatura pode desencadear esta paragem, por exemplo, quando depois de ter estado a fazer desporto ao sol beber água muito fria.

Os sintomas que se podem ter são dores de estômago, tonturas, vómitos, cãibras ou arrepios, entre outros e não afecta a todos da mesma forma. 

Assim, os especialistas recomendam que depois de comer se deve esperar de 1 hora e meia a 2 horas até ir ao banho. Como segunda medida, não devemos mergulhar na água de rompante, mas sim ir molhando o corpo pouco a pouco, primeiro os pés, os pulsos e a nuca.

Resumindo, e tanto para os adultos como para os mais pequenos:

  • Evitar as mudanças de temperatura corporal.
  • Respeitar um período aproximado de 2 horas antes de entrar na água, especialmente despois de uma refeição pesada.
  • Não beber líquidos muito frios depois de fazer exercício intenso.

São apenas 2 horas ao dia... nas quais podemos aproveitar para descansar, ler, ver um filme ou proteger-nos do sol nas horas em que está mais forte.

Explique aos seus filhos e ainda que aproveite para descansar um pouco... não tem nada a ver; é melhor respeitar a digestão.

Posted in: Notícias PT Tags: conselhosProgramas
Partilhe