308 805 709

0 artigos

Medidas de segurança para crianças em casa

Imprimir
By Pisamonas 8 de Novembro de 2016

Conselhos de Segurança Doméstica para Crianças

Proteja os seus filhos de acidentes domésticos!

Todos os que temos crianças em casa, sabemos a necessidade de estarmos constantemente de olho neles, sobretudo quando começam a andar. No entanto, por muito atentos que estejamos, há sempre o risco de que tenham um pequeno acidente. Por isso, é importante conhecer estes riscos e preveni-los com alguns conselhos de segurança infantil em casa.

Propomos-lhe algumas medidas tanto para dentro como para fora de casa. De certeza que muitas delas já conhece, mas quando se trata da segurança das crianças, nunca é de mais voltar a recordá-las.

Precauções de segurança para crianças

O primeiro passo para prevenir os acidentes domésticos dos nossos filhos é identificar os perigos que se podem produzir em casa para eles. Uma das primeiras medidas de segurança infantil que costumamos ter é colocar protectores nas tomadas para evitar que os mais pequenos metam os dedos nelas por curiosidade.

Da mesma forma, temos que conhecer os fechos multiusos. Estes pequenos utensílios vão tornar-se nos nossos melhores aliados para bloquear gavetas, portas, armários e, inclusivamente, tampas de sanita. Assim não haverá nenhum risco de entalarem os dedos numa das suas aventuras exploratórias.

Por outro lado, os protectores de esquinas também serão uma grande ajuda para evitar muitos prantos. Consistem em pequenos elementos de borracha ou plástico que se colocam nas esquinas de mesas e outros móveis.

E claro, temos que manter fora doa alcance das crianças medicamentos, produtos de limpeza ou plantas com os quais podem correr o risco de intoxicação. Para evitar os acidentes dos miúdos em casa é fundamental vigiá-los bem, mas há duas divisões onde não podemos perdê-los de vista nem por um segundo: a casa-de-banho e a cozinha. Mesmo que mantenhamos fora do seu alcance os utensílios ou produtos perigosos, numa fracção de segundos podem alcançar a placa vitrocerâmica ou a água e ter algum acidente.   

Também é importante limitar o acesso das crianças a janelas ou varandas. Para isso, temos que retirar os móveis que lhes permitam subir para alcançar as aberturas ao exterior. Para além disso, para aumentar a segurança das crianças com as janelas, podemos colocar mecanismos para limitar a abertura destas.

Se temos piscina em casa, esta deve estar vedada. Salvo nos meses de Verão, nos quais se dá mais uso à piscina, esta deverá permanecer coberta para evitar caídas ou outro tipo de acidentes.

Conselhos de segurança para bebés

Como já referimos, os bebés são os que mais probabilidades têm de sofrer acidentes em casa, especialmente, quando começam a andar. Devemos ter em conta que tudo lhes chama a atenção e agora já têm tudo ao seu alcance.

Até que comecem a andar na perfeição, é mais importante do que nunca calçá-los com sapatos para crianças cómodos e com sola antiderrapante. Na Pisamonas encontrará diferentes modelos de botinhas e sapatos infantis pensados para que os mais pequenos dêem os seus primeiros passos em segurança.

Com o calçado infantil adequado já escolhido, temos agora que tomar outras precauções de segurança para os mais pequenos, para além daquelas que já mencionámos.

Em primeiro lugar, é importante prepara um espaço de brincadeira para os mais pequenos. Não convém limitar a mobilidade do bebé quando começa a andar, mas é importante ter uma zona onde se habitue a estar e onde se possa divertir com alguns dos seus brinquedos. Podemos colocar um tapete liso nesta zona para evitar que se magoe nos trambolhões típicos dos primeiros passos.

Na sua ânsia de descobrir e explorar tudo, os bebés têm tendência para puxar as toalhas de mesa que encontrem, arrastando tudo o que esteja em cima delas. Para evitar esta situação, recomendamos que utilize individuais.

Complementar a segurança infantil em casa

Para além de todas estas medidas de segurança doméstica para crianças e bebés, há outras coisas que convém termos em conta para protegermos os nossos filhos em casa. Por um lado, é fundamental ter uma caixa de primeiros socorros para tratar de pequenas feridas e arranhões quando não os conseguimos evitar.

Por outro lado, é muito importante controlar a idade recomendada dos brinquedos que utilizam e supervisionar que não há nenhum elemento do brinquedo que possa originar algum risco para eles.

Estas são só algumas das ideias que lhe apresentamos para conseguir que os seus filhos possam crescer em casa sem nenhum risco, mas de certeza que deixámos outras pelo caminho. Que outras medidas conhece?

Posted in: Notícias PT Tags: conselhos
Partilhe