308 805 709

0 artigos

Trabalhos Manuais de Natal para se divertirem juntos

Imprimir
By Pisamonas 20 de Dezembro de 2016

Trabalhos Manuais de Natal

Trabalhos manuais de Natal para passar tempo com os seus filhos

No Natal, com as férias dos miúdos, temos mais tempo para nos divertirmos juntos. Para além da ampla oferta de programas com crianças que está disponível nestes dias, também existem muitas outras maneiras de fazer com que os nossos filhos se divirtam. Hoje vamos centrar-nos numa delas: os trabalhos manuais. Quem é que não se entreteve quando era pequenino a fazer trabalhos manuais? Mais, de certeza que na escola fazem autênticas obras de arte, mas os trabalhos manuais de Natal que lhe vamos sugerir não ficarão atrás.

Com as ideias que propomos poderá passar tempo com os seus filhos conseguindo que se divirtam sem usarem as novas tecnologias. Para além disso, ficará com novos enfeites de Natal para decorar a casa e a árvore de Natal.

Todas as propostas que lhe vamos fazer são trabalhos manuais fáceis, mas nem todas são recomendadas para todas as crianças. Assim, tentámos agrupá-las por faixa etária para que se divirtam ao máximo.

Trabalhos manuais para crianças dos 3 aos 5 anos

Para os mais pequeninos, nada como fazer trabalhos manuais para o Natal com as mãos. Em concreto, queremos propor-lhe duas ideias para enfeitar a árvore de Natal. De certeza que vão gostar muito de ver as suas criações artísticas na árvore.

A primeira opção é fazer o contorno das mãos das crianças sobre uma cartolina e recortar. Depois é só enfeitá-las com o que mais gostarem: podem pintá-las com lápis de cera ou colar bocadinhos de algodão como se fossem flocos de neve. No final, só terá que fazer uma pequeno furo onde passará um pedaço de fio para pendurá-la na árvore.

Outra proposta um pouco mais elaborada e que é um dos nossos trabalhos manuais para fazer em casa preferidos é a que lhe mostramos a seguir. Propomos-lhe fazer figurinhas natalícias com massa de sal, a qual se faz unicamente com farinha, sal e água.

Consiste numa massa muito fácil de moldar e com a qual faremos os nossos enfeites para a árvore. Para isso, utilizamos moldes de figuras de Natal como abetos ou estrelas e deixamos secar durante dois dias. Atenção, não nos podemos esquecer de deixar feito em cada figura um pequeno furo para poder pendurá-las depois. Quando estiverem bem secas, já poderão pintá-las como mais gostam e tornar ainda mais bonita a vossa árvores de Natal.   

Trabalhos manuais para crianças dos 5 aos 10 anos

Para crianças um pouco mais crescidas, propomos-lhe fazer um presépio muito original, com o qual todos os seus convidados ficarão de boca aberta. A ideia é fazer as figuras do presépio com materiais muito diferentes dos clássicos. Para os mais pequenos, propomos-lhe utilizar plasticina, um material que com o qual eles se divertem muito e que é muito fácil de utilizar.

Para as crianças que se aproximam mais dos 10 anos, a plasticina pode tornar-se demasiado fácil, pelo que é necessário recorrer a uma ideia muito mais original. O que acha de utilizar embalagens de iogurte vazias? É muito simples. Pode usar embalagens de iogurte líquido para os corpos e, a partir dai, utilizar outros materiais, como bolas de borracha, feltro e lã, para fazer as cabeças e para lhes dar forma. A imaginação está servida!

Trabalhos manuais para crianças dos 10 aos 12 anos

A partir dos 8-10 anos, dependendo da criança, certos trabalhos manuais infantis podem tornar-se uma tremenda “seca”. Por isso, para estas idades, propomos-lhe uma ideia mais trabalhosa que as anteriores e também mais desafiante. Já temos enfeites para a árvore de Natal e o presépio, mas… e a porta? Há melhor maneira de dar as boas-vindas aos nossos convidados destas festas do que preparar uma bonita coroa de Natal? E há melhor forma de o fazer do que com os nossos filhos?   

Na internet pode encontrar uma grande variedade de trabalhos manuais fáceis para crianças de coroas de Natal. No entanto, na Pisamonas escolhemos uma das mais práticas e explicamos-lhe porquê. Consiste numa coroa de Natal feita com molas da roupa, o que para além de decorar, é muito prática para pendurar fotografias ou postais de Natal.

Para fazê-la só precisa de um cabide de arame, um metro de fita de cetim, aproximadamente 50 molas de madeira, contas redondas (vermelhas ou douradas, de preferência) com um furo da dimensão aproximada do arame do cabide, gauches, alicates e uma pistola de cola quente. Devido aos materiais necessários, é mais importante do que nunca que este trabalho seja feito juntamente consigo, com a sua supervisão e ajuda a toda a hora.

A primeira coisa a fazer é pintar as molas de madeira e deixar que sequem. Recomendamos que as pinte de verde.

Quando as molas estiverem bem secas, terá que corta o cabide e fazer um arame em forma de um círculo que só terá uma abertura. É muito importante que este passo seja feito pela mãe ou pelo pai com os alicates, para que não haja riscos.

De seguida, terão de introduzir no arame as molas e as contas, alternadamente: um mola, uma conta. É importante que a parte da mola em que se agarra fique virada para fora.

Quando o arame já estiver quase completo, deixamos as duas extremidades livres e juntamo-las utilizando a pistola de cola quente para que não se movam nem as molas, nem as contas. Por último, terão de cobrir essa parte do arame com um pouco de fita de cetim para depois colocar sobre ela um laço feito de outro pedaço de fita.

Gostou destes fáceis trabalhos manuais para crianças? Conte-nos a sua experiência! De certeza que tem muito mais ideias para fazer grandes obras de arte com a criançada neste Natal! 

Posted in: Notícias PT Tags: trabalhos manuais
Partilhe