308 805 709

0 artigos

Vantagens e desvantagens de comer na escola

Imprimir

 Comer na Escola

Os refeitórios escolares actualmente cumprem uma função muito importante para a maioria das famílias onde, ambos os pais trabalham fora de casa, com um horário que não lhes permite ir buscar os filhos à escola, levá-los a comer em casa e voltá-los a acompanhar à escola.

No que diz respeito aos efeitos práticos e de organização familiar, esta seria a principal vantagem de deixar os nossos filhos comerem na escola. No entanto, mesmo que pudéssemos levá-los a casa todos os dias para almoçar, existem benefícios importantes para a criança como, por exemplo, o descobrir de novos sabores que às vezes se negam a experimentar em casa, o aprenderem a comer sozinhos muito mais cedo e a criação de bons hábitos alimentares comendo frutas e verduras como parte de uma dieta equilibrada.

Se nos deparamos com um filho que não é bom comedor, este é o lugar ideal para lhe abrir o apetite. De certeza que ao não ter um adulto exclusivamente pendente a pressioná-lo para que coma, o fará de uma forma mais natural e por instinto de imitação das crianças ao ver os seus colegas a comer, fará o mesmo.

Partilhar o tempo de uma refeição é para todos um momento perfeito para desfrutar das nossas amizades ou para estabelecer novas relações. Por isso, se o nosso filho tem dificuldades em relacionar-se socialmente, o refeitório escolar abrir-lhe-á um novo caminho para fazer amigos de uma forma diferente daquela que pode fazer dentro da sala de aula.

Mas, como tudo na vida, o facto de os nossos filhos comerem fora de casa tem a sua parte boa e a sua parte menos boa se pensarmos que não temos o controlo da qualidade da comida.

Hoje em dia, os refeitórios escolares estão sujeitos a rigorosos controlos de qualidade, tanto na hora de comprar as matérias-primas como na hora de elaborar os menus, o que nos dá a confiança e a tranquilidade suficientes para poder usufruir deste serviço.

Em condições normais e se a criança não tiver, por exemplo, problemas de alergias ou tendência para ficar doente com frequência, escolher a opção de os nossos filhos comerem na escola pode ser considerada como acertada. Facilita-nos a vida, poupa-nos tempo e, como vimos, além de satisfazer a necessidade primária de atenção e comida, tem muitos outros benefícios para as nossas crianças.

Posted in: Notícias PT
Partilhe