308 805 709

0 artigos

Guia de tamanhos e medidas

  • Informação Geral sobre Tamanhos de Sapatos – Tabela de Tamanhos e Conversor:

Se quer encontrar um guia de tamanhos de sapatos de bebé, criança ou adulto que seja fiável, chegou à melhor página de medidas de calçado!

Na Pisamonas calçamos os reis da casa durante toda a sua vida infantil, desde os tamanhos de bebé (recém-nascido ou pré-andante), aos tamanhos de criança (da infantil até à adolescência) e em muitos casos vamos mais além, incluindo um guia de tamanhos de calçado de mulher e homem para vários dos nossos artigos que chegam a números grandes como, por exemplo, as alpargatas, menorquinas, botas safari e ténis.

Nesta secção apresentamos-lhe uma tabela genérica orientadora da medida em centímetros da sola interior do sapato para cada um dos tamanhos de criança, de acordo com as medidas oficiais standard da indústria do calçado. Assim, poderá medir o pé do seu filho e comprar esses sapatos online que tanto gosta sem ter receio que fiquem grandes ou pequenos. Use esta tabela também como conversor de tamanhos de sapatos para comparar com os tamanhos equivalentes de USA e UK.

Além deste guia de tamanhos, recomendamos-lhe que confirme as medidas exactas dos tamanhos de cada modelo de sapato, disponíveis na tabela presente na página de cada um dos artigos, debaixo da respectiva descrição. Podem existir pequenas diferenças entre modelos de acordo com a fábrica ou a zona onde são feitos: uns têm um tamanho um pouco maior, outros menor, uns têm a forma um pouco mais larga, outros mais estreita, etc. Por isso, consulte as nossas indicações sobre as medidas na descrição e na tabela de cada modelo. E se tiver alguma dúvida, envie-nos um email para encomendas@pisamonas.pt ou utilize o nosso chat online, para que a nossa equipa de Atendimento ao Cliente, especialista em calçado infantil Pisamonas, a possa ajudar.

Tabela de tamanhos

    TAMANHO PT / UE   

     CENTÍMETROS

PALMILHA INTERIOR 

      TAMANHO UK     

    TAMANHO USA   

            16            

9,7

0.5 

17

            10,4            

1.5

18

11

2.5 

19

11,7

3.5 

20

12,4

3.5 

4.5 

21

13

4.5 

22

13,7

5.5 

23

14,4

6.5 

24

15

7.5 

25

15,7

7.5 

26

16,4

8.5 

9.5 

27

17

10.5 

28

17,7

10 

11 

29

18,4

11 

12 

30

19

11.5 

12.5 

31

19,7

12.5 

13 

32

20,4

13 

1.5 

33

21

34

21,7

35

22,4

2.5 

3.5 

36

23

3.5 

4.5 

37

23,7

38

24,4 

39

 25

40

25,7 

41

26,4 

7.5 

 9

42

27 

9.5 

43

27,7 

10 

44

28,4 

9.5 

10.5 

45

29 

10.5 

11.5 

 

IMPORTANTE: Para saber qual o tamanho de sapatos que deve escolher num modelo concreto, convidamo-la a rever a Descrição e a Tabela de Tamanhos específica do mesmo na nossa Loja Online, uma vez que para todos os modelos incluímos as respectivas medidas, as quais podem ser um pouco distintas das presentes nesta tabela genérica de tamanhos e medidas. Quando a tabela do modelo que deseja tem medidas maiores em centímetros do que esta tabela genérica, significa que o modelo tem uma forma maior; nos casos em que as medidas em centímetros para o mesmo tamanho são menores na tabela da página do modelo do que na tabela desta página, significa que esse modelo tem uma forma mais pequena.  

 

  • Guia de tamanhos de Collants e Meias para Crianças

De seguida apresentamos-lhe o guia de tamanhos de collants para bebés e crianças, assim como a informação de tamanhos de meias. Encontrará para cada tamanho de collants ou meias, a idade aproximada da criança a que corresponderá e o número de calçado aproximado para que saiba a que tamanho de sapatos corresponderia.

Tabela de tamanhos

   TAMANHO COLLANTS / MEIAS 

   IDADE CRIANÇA APROX.

  NÚMERO DE CALÇADO APROX. 

000

0-3 meses

13-14

00

3-6 meses

15-16

0

6-12 meses

17-19

2

12-24 meses

20-22

4

3-4 anos

23-26

6

5-6 anos

27-31

8

7-8 anos

32-35

10

9-10 anos

36-39

12

teen-mulher

36-39

 

  • Conselhos para escolher o tamanho correcto dos sapatos para crianças:

Escolher o tamanho adequado no momento de comprar calçado infantil é muito importante. Os sapatos das crianças devem ficar bem, nem demasiado justos, nem demasiado largos, para evitar malformações nas suas primeiras etapas, lesões, feridas ou qualquer outro problema nos pés. De seguida apresentamos-lhe alguns conselhos para acertar com o tamanho dos sapatos das crianças:

- Experimente o sapato com uma meia calçada e observe se dos dedos à ponta do calçado sobre aproximadamente 0,5 centímetros de espaço. Lembre-se que não é recomendável comprar um sapato maior que o seu tamanho para que dure mais tempo, porque se lhe sai do pé não ficará confortável (basta pensarmos que também nós não ficaríamos).

- Escolha uma hora da tarde para lhes experimentar os sapatos, uma vez que os pés aumentam um pouco de volume com o calor e com o passar das horas devido ao peso do corpo. Assim, calculará melhor o tamanho.

- Vigie regularmente o calçado dos seus filhos para que garantir que estão a usar o tamanho adequado de modo a não afectar o seu crescimento e os seus movimentos.

- Não use apenas o guia geral de tamanhos do mundo do calçado. Cada modelo de sapato tem uma forma diferente. Por isso, consulte sempre o tamanho do sapato específico que deseja comprar utilizando a tabela de medidas que encontrará na página do mesmo.

 

  • Como medir os pés das crianças e saber que tamanho deve escolher:

A melhor forma é obter a medida de um sapato que saiba que lhe fica bem e com o qual se sente confortável. Com uma fita métrica, meça a palmilha interior desse sapato em centímetros e compare essa medida com a nossa tabela de tamanhos.

Importante: não tire a medida da sola exterior, dado que todas as tabelas de tamanhos da net são sempre da sola interior dos sapatos. Se utilizar as dimensões da sola por fora não poderá compará-las com o guia de tamanhos.

Caso não tenha uma fita métrica à mão ou caso não esteja segura de que com a fita consegue chegar à biqueira por dentro, indicamos-lhe o método típico para tirar a medida directamente do pé da criança.

Para medir o comprimento em centímetros dos pés do seu filho ou filha coloque o pé sobre uma folha de papel e siga os seguintes passos:

1-     Encoste o calcanhar e a folha à parede.

2-     Confirme que a planta do pé esteja totalmente apoiada e direita. Pense que se tiver o pé estar bem apoiado, ou os dedos um pouco encolhidos a medida não será correcta.

3-     Faça uma marca no local onde o dedo maior termina e meça em centímetros a distância em linha recta desde a borda do papel que estava encostado à parede até a essa marca do dedo.

4-     Compare essa medida em centímetros com a tabela de tamanhos do modelo que deseja comprar e arredonde-a para escolher a número seguinte à medida feita, sabendo que é melhor que lhe sobre 0,5 centímetros de acordo com o que explicámos nos conselhos desta página.

Assim, se a medida do pé lhe deu 15,3 cm, deverá escolher o Tamanho 25 que corresponde a 15,7 cm. Se lhe deu 15,6 cm por exemplo, provavelmente será melhor escolher o Tamanho 26, porque o 25 ficará um pouco justo e rapidamente deixará de servir. Pelo contrário, escolhendo o 26 pode sempre solucionar colocando uma palmilha extra como as que temos na Pisamonas, para que o sapato fique mais ajustado ao pé nos primeiros tempos.

 

  • Tamanhos de sapatos para cada idade do bebé ou criança:

- Recém-nascidos: os primeiros sapatos de bebé têm sobretudo uma função protectora contra o frio ou arranhões. A maioria dos bebés começa a gatinhar entre os 6 e os 10 meses. Esta etapa vai estimular o desenvolvimento muscular e ósseo do pé e melhorar a sua estabilidade e evolução para os primeiros passos. É a etapa dos sapatos de pré-andantes sem sola. Sapatos para bebé em tamanhos do 16 ao 19, suaves, flexíveis, com sola maleável e feitos com materiais naturais que permitem a correcta transpiração.

- Primeiros passos: a partir dos 10 ou 14 meses o bebé já começa a dominar a posição vertical, os pés da criança começam a suportar peso e a sua musculatura vai-se desenvolvendo. Nesta etapa o intervalo de tamanhos de calçado da criança é do 18 ao 26 aproximadamente e o pé cresce 2 a 3 números por ano até aos 4 anos, ou seja, cada 4-5 meses troca de número. Isto depende de cada criança, pois há casos em que estão mais de 6 meses com um tamanho e de repente sobem quase 2 tamanhos apenas num trimestre. Por isso é importante vigiar de perto se o bebé está a utilizar o tamanho adequado e se os sapatos não estão demasiado apertados nem demasiado largos.

É importante não utilizar sapatos herdados, que já tenham sido usados por irmãos ou primos, porque cada criança tem uma pisada diferente e utilizar uns sapatos de outra criança pode afectar o desenvolvimento.   

- Infantil e adolescência: dos 5 aos 12 anos, os seus filhos já andam quase como os adultos, desde os tamanhos 28 ao 40 e continuarão a crescer um par de tamanhos por ano, pelo que se mantém as mesmas recomendações do ponto anterior.