308 805 709

0 artigos

Trabalhos de Casa – amigos ou inimigos?

Imprimir
By Pisamonas 15 de Dezembro de 2016

 Vantagens e Desvantagens dos Trabalhos de Casa

Vantagens e desvantagens dos trabalhos de casa

Com as férias escolares do Natal, todos os anos volta o mesmo debate à volta dos trabalhos de casa: são bons ou são maus? É aconselhável aproveitar estes dias para que façam exercícios para a escola ou é melhor deixá-los descansar e desligarem-se completamente?

Há pais que os consideram necessários e há outros que acham que é um aborrecimento porque depois de um dia inteiro de trabalho, chegam a casa e têm que ajudar os filhos neste tipo de trabalhos. As horas que passam na escola a trabalhar são suficientes ou são necessárias horas extra em casa para desenvolver ao máximo as suas capacidades intelectuais?

Pode tender-se a pensar que quanto mais, melhor. No entanto, há exemplos de países, como a Finlândia, que não passam trabalhos de casa às crianças e os resultados são muito satisfatórios.

Há opiniões para todos os gostos e desde todos os âmbitos. Professores e pais posicionam-se de um lado ou de outro; certamente também terá a sua opinião. Na Pisamonas somos especialistas em calçado infantil de qualidade a bom preço, não em trabalhos de casa. Por isso, quisemos compilar alguns prós e contras que são sempre mencionados por especialistas nesta matéria.

Prós dos trabalhos de casa

Como em tudo, os trabalhos de casa têm algumas vantagens e desvantagens, que para uns serão mais importantes do que para outros. No entanto, muitas vezes não se trata de uma escolha dos pais, mas sim dos deveres que são mandados pela escola.

Vejamos 5 benefícios:

  1. De acordo com vários especialistas, os trabalhos de casa são uma maneira para que os nossos filhos comecem a adquirir uma certa disciplina e a dar-se conta de que o esforço é recompensado com bons resultados.
  2. Outros dos aspectos que costumam ser utilizados para defender estas tarefas é que facilitam a criação de hábitos e rotinas.
  3. Reforçar conhecimentos sobre os quais não houve tempo para dar nas aulas é outro dos benefícios. Com frequência, devido à organização dos planos de estudo das crianças, há alguns temas que não são possíveis de aprofundar como desejado para que as crianças os aprendessem adequadamente.
  4. A quantidade é um factor determinante no debate, uma vez que há muitos profissionais que defendem que é necessário mandar trabalhos de casa por todos os benefícios descritos anteriormente, mas que não devem ser demasiados para não se tornarem contraproducentes.
  5. Por último, os defensores também costumam ter em conta a importância de adaptar a quantidade de trabalho à idade. Assim, não se pode pretender que uma criança de 6 anos esteja o mesmo tempo a fazer trabalhos de casa do que uma de 13 anos.

Contras dos trabalhos de casa

Como em todos os debates, não há só defensores, mas também detractores, nesta caso das tarefas escolares fora da escola. De seguida, mencionamos 5 argumentos que costumam justificar esta posição:

  1. Em certas ocasiões podem provocar problemas familiares, uma vez que muitos pais não sabem como ajudar os seus filhos ou simplesmente não têm o tempo que gostariam para o fazer.
  2. Além disso, o tempo não só pode ser um problema para os pais, como também para os filhos. Se a carga de trabalho extra for muito elevada, podem ter que prescindir de outras actividades extracurriculares, desportivas ou artísticas, que eles gostam e que também os ajudam a desenvolverem-se como pessoas.
  3. De acordo com alguns especialistas, ocupar a maior parte do tempo de lazer a fazer tarefas da escola, limita a autonomia das crianças quando se têm de organizar.
  4. Outro aspecto negativo é que se passam demasiado tempo a fazer os trabalhos de casa, acabam por não gostar de os fazer, gerando também frustração ao terem a sensação de que estão o dia inteiro a estudar.
  5. Muitos especialistas criticam que os trabalhos de casa muitas vezes não pressupõem um aumento dos conhecimentos desenvolvidos na escola, mas que se tratam meramente de tarefas repetitivas.

Qual é a sua opinião? É contra ou a favor dos trabalhos de casa? Com quais dos argumentos aqui apresentados concorda?

Posted in: Notícias PT Tags: conselhos
Partilhe