308 805 709

0 artigos

Coisas que deveria saber antes de comprar sapatos aos seus filhos

Imprimir
By Pisamonas 30 de Novembro de 2017

 

Pisamonas

Na Pisamonas ajudamos a escolher o calçado que melhor se adapta aos pés dos seus filhos.

De certeza que antes de comprar sapatos para os seus filhos se deparou com várias dúvidas: Devem usar sempre o mesmo de modelo de calçado? Quanto espaço deve ficar entre o último dedo e biqueira do sapato? É bom guardar os sapatos dos irmãos? ... Hoje, na Pisamonas, a sua sapataria infantil de confiança, vamos ajudá-la a resolver todas as dúvidas que tenha sobre este tema. A Pisamonas ajuda-a com o calçado dos mais pequenos da casa.

Queremos dar a este tema a importância que ele merece. Tenha em conta que escolher mal os sapatos na infância, pode provocar sequelas para toda a vida. É nesta etapa em que as nossas extremidades inferiores se desenvolvem. Por isso, vamos mimar os pés dos nossos filhos com o melhor calçado infantil.

Durante a infância, o pé cresce à volta de 8 milímetros em cada 3 meses. Isto em média, pois existem picos de crescimento em cada criança, o que faz com que os pequeninos troquem rapidamente de tamanho. Por isso, o nosso primeiro conselho antes de comprar os sapatos dos seus filhos é que estes tenham mais um centímetro ou um centímetro e meio de comprimento que os seus pés. Para não nos enganarmos no tamanho dos pés, nem andar a pôr o dedo na parte de trás do sapato ou a pressionar as biqueiras, os podólogos infantis recomendam que desenhe o contorno do pé do seu filho num papel para poder comparar com a tabela de medidas interiores do modelo específico que quer comprar e que pode ver na página do produto abaixo da descrição.

É recomendável que os sapatos dos mais pequenos sejam flexíveis, o que pode comprovar ao dobrar o sapato segurando-o pelas duas extremidades. Não é necessário que a biqueira e a parte traseira do sapato se toquem, mas é importante que a sola permita alguma flexibilidade para acompanhar correctamente a pisada. Adicionalmente, os materiais de fabrico dos sapatos têm que ser de qualidade, segurando bem o pé, mas sem rigidez. Na Pisamonas, recomendamos-lhe sempre materiais naturais que permitam a correcta transpiração do pé, adequando sempre o tipo de calçado à época do ano em que nos encontremos.

Para os pequeninos que estão a começar a dar os seus primeiros passos, recomendamos modelos que se possam fechar com velcro ou com atacadores e com o contraforte reforçado para, desta forma, oferecer uma estabilidade extra ao tornozelo e um maior de suporte para começar a caminhar. As actuais recomendações dos podólogos infantis defendem que o tornozelo esteja livre na altura em que os bebés aprendem a dar os seus primeiros passos. Por isso, recomendamos-lhe que os modelos como a nossa merceditas de pele com fivela ou o nosso sapatinho estilo inglês em pele são perfeitos para acompanhá-los na transição do gatinhar para o caminhar.

No que diz respeito ao tema de herdar calçado, temos que desaconselhá-lo totalmente. É verdade que é algo que inicialmente pode fazer-nos poupar dinheiro, mas a longo prazo pode custar-nos caro, sobretudo em saúde podológica. Cada criança desenvolve a sua pisada em função do seu peso, da forma como apoia o pé, do tipo de actividade e de vários outros factores. Todos eles modificam o interior do calçado de acordo com as suas próprias características para o adaptar à sua pisada. Se calçamos ao nosso filho uns sapatos que pertenciam a outra criança, obrigamo-lo a caminhar como o fazia o primeiro proprietário dos sapatos, forçando a posição dos seus pés. Isto poderá causar problemas ortopédicos e curto e medio prazo.

Como conselho geral para todos, devemos sempre dar prioridade ao conforto em relação ao design. Mas na Pisamonas não terá que escolher entre um e outro, pois todos os nossos modelos são confortáveis e com acabamentos impecáveis e na moda.

Outra das coisas que deve ter em conta ao comprar calçado infantil, é que os seus filhos devem ter pelo menos dois pares de sapatos por temporada. Se os pés deles se habituam a um só tipo de forma podem ter problemas quando calçarem outro tipo de calçado.

Quando as crianças ainda são pequenas, alterne sempre entre sapatos e ténis, para que mais tarde não sofram por terem abusado do uso de ténis. Calce-os também com mocassins, bluchers, etc.

Ao escolher calçado para os seus filhos deve ter em consideração que nem todos os pés têm a mesma fisionomia: uns são mais largos outros mais estreitos, uns têm o peito do pé mais gordinho, os dedos mais salientes... Em linhas gerais, recomendamos-lhe modelos tipo mocassim para os pés mais estreitos, e merceditas se a sua filha tem o pé um pouco mais largo. Este modelo de merceditas de veludo, por exemplo, ficará lindamente, pois tem a forma um pouco mais larga do que o normal.

Normalmente, as botas e os ténis são modelos que se adaptam a todo o tipo de pés, por isso tenha-os em conta quando renovar o calçado.

Por último, deixamos-lhe uma série de conselhos muito gerais que a ajudarão a escolher os melhores sapatos para os seus filhos:

  • Compre ou meça os pés dos seus filhos sempre ao final do dia. É o momento em que estão mais dilatados. Se os medir noutro momento, pode fazer com que ao final do dia os seus filhos se sintam desconfortáveis pois os sapatos podem estar apertados.
  • Experimente-lhe sempre os dois sapatos, pois há sempre um pé um pouco mais largo que o outro e assim evitará problemas.
  • Se os pés deles são especialmente largos, recorra a sapatos com formas especiais. Encontrará muitas sapatarias especializadas em sapatos deste tipo ou simplesmente modelos com uma forma mais larga.
  • Todos devem ter pelo menos dois pares de sapatos diferentes por temporada para que o pé “não se habitue” a um só modelo.
  • Para prevenir problemas na pisada das crianças não devem herdar sapatos, mesmo que tenham sido pouco usados.
  • Escolha sempre calçado fabricado com materiais naturais. Evite plásticos e outros materiais sintéticos que, ainda que sejam mais baratos, não beneficiam os pés.
  • Um tipo de sapato para cada estação. O seu instinto dir-lhe-á qual o calçado mais recomendável para cada temporada.

Não gostávamos de terminar este post sem lhe lembrar que é sobre os pés que apoiamos todo o nosso peso. Muitos dos problemas de saúde nesta parte do corpo, começam na infância e alguns podem ser corrigidos utilizando o calçado adequado, indo a um podólogo ou usando palmilhas especiais.

Certamente já reparou que antigamente muito poucas crianças usavam palmilhas e que hoje em dia, a maioria deles, por um ou outro motivo, tem que as usar. Desta forma, evitarão muitos problemas no futuro.

Esperamos que estes conselhos sejam úteis para acertar no tamanho e no modelo de sapatos que melhor se adapta aos pés dos seus filhos. Já sabe que a na Pisamonas os envios, trocas e devoluções são grátis. Consulte a nossa tabela de tamanhos disponível na página de cada modelo e tudo será ainda mais fácil!

Posted in: Notícias PT Tags: conselhos
Partilhe