308 805 709

0 artigos

Como fazer com que as crianças comam verduras e frutas?

Imprimir

  Passar um bom tempo a preparar saladas com os seus filhos 

Os seus filhos negam-se a comer fruta ou verduras?

Aqui tem algumas ideias para tornar esta tarefa mais fácil...

Normalmente as saladas, frutas, verduras e hortaliças não são o prato preferido dos mais pequenos na hora de comer. Ao verem a cor verde no prato, quase todos franzem o sobrolho. Temos que estar sempre a negociar com eles e muitas vezes a hora da refeição é uma verdadeira tortura.

Devido ao sabor de algumas verduras, como o da couve-flor por exemplo, dificilmente se converterão num prato favorito, mas é importante encher-se de paciência e incorporar estes alimentos na dieta diária dos seus filhos.

As crianças aprendem por imitação. Assim sendo, se vêem que em casa se come fruta e verduras diariamente, também eles acabarão por comer. Não caia na tentação de preparar-lhes uma refeição diferente de modo a evitar as discussões, chantagens...etc. para que comam as verduras. Não é uma medida nada recomendável para a idade adulta e, sobretudo, não é nada boa para a saúde.

As frutas e as verduras mais doces são as que eles mais gostam devido ao seu sabor, pelo que pode começar a introduzi-las como acompanhamento, por exemplo, ervilhas, milho, abóbora... e muitas outras mais. Com o resto e para que as comam mas não as vejam, incorpore-as nos molhos, sopas, recheios de empadas, de omeletes...etc.

Uma ideia que funciona é fazê-los cúmplices e cozinhar com eles saladas divertidas, pizzas e hambúrgueres com verduras, sanduíches ou massas. Dê-lhe sempre uma peça de fruta para o lanche ou para o recreio da escola; não se sinta restringida à hora da sobremesa, pois qualquer hora é boa para a comer.

Faça com que participem na compra, pois é um dos alimentos mais divertidos para partilhar este momento. Deixe-o escolher as peças e pesá-las. Pouco a pouco irá familiarizar-se e sentirá curiosidade em provar a grande variedade destes alimentos tão ricos.

A apresentação tem um papel importante. De certa maneira todos comemos com os olhos. Repare nestas ideias tão simples e originais para chamar a atenção:

 

Apresentações divertidas para a comida dos seus filhos

 

- Agora que a praia está pertinho, nada melhor que começar a ver palmeiras!

- Jogo do galo! Deixe-se ganhar e dê um prémio ao campeão!

- Um lindo gatinho com todo o detalhe para uma salada muito nutritiva! A côdea do pão de forma que nunca comem é ideal para fazer os bigodes!

- A casinha dos gnomos no bosque, feita com um tomate cherry ou um normal cortado pela metade, um ovo cozido e as bolinhas brancas feitas com maionese.

Há uma enorme variedade de ideias para tornar as frutas e as verduras apetecíveis e conseguir que comam as doses diárias recomendadas e aqui, na Pisamonas, queremos ajudá-la para que os seus filhos cresçam fortes e saudáveis!

Posted in: Notícias PT
Partilhe