308 805 709

0 artigos

Desfrute do Outono ao ar livre

Imprimir
By Pisamonas 28 de Setembro de 2017

Desfrute do Outono ao ar livre

Já estamos quase no Outono, para trás ficou o Verão e as suas longas horas de sol, as longas tardes estão a esfumar-se e os dias estão cada vez mais curtos. Voltámos à rotina, à escola, trabalho, actividades extra-curriculares... O que vale é que temos os fins-de-semana para desfrutar da família e do tempo livre. Se está à procura de programas com crianças de fim-de-semana, chegou às melhores páginas que podia encontrar: esta semana, desde a Pisamonas, queremos propor-lhe um programa super-divertido para miúdos e graúdos: sair para o campo!

O importante é encontrar a vossa opção

De certeza que estará a pensar que, para desfrutar de uma escapadinha, tem que afastar-se muito da cidade. Primeiro mito destruído: bastará afastar-se alguns quilómetros da cidade, pois há muitas serras, campos e outras zonas verdes pouco distantes das grandes cidades. Se não tem possibilidade de ir de carro, aproveite algum dos parques que existem nas nossas cidades. Será o suficiente para que possa desfrutar de um dia ao ar livre. Não é necessário ir à Serra da Estrela para desfrutar de um programa familiar ao ar livre.

Se quer desfrutar do campo de outra maneira, uma opção muito divertida, sobretudo para os mais crescidos, é dar um passeio de bicicleta, seja em bicicletas de montanha ou eléctricas. Neste caso terá de se informar das empresas que organizam estes passeios e das idades indicadas para esta actividade. Se são mais aventureiros, propomos-lhe que consulte as empresas de actividades da sua zona, muitas delas organizam actividades para famílias como paintball, arborismo, jogos de orientação... Se quer viver uma autêntica aventura em família esta é a vossa opção perfeita.

Se os seus filhos gostam de animais, os jardins zoológicos ou parques naturais com reserva animal podem ser a opção perfeita. Não pense que estes programas com crianças requerem preparar uma escapadinha de fim-de-semana. Há vários parques ao longo do território nacional, cada um deles especializado no seu habitat e são perfeitos para passar um dia em família ao ar livre. Para ver os animais de outra maneira, recomendamos, se ainda não conhece, as quintas pedagógicas que existem em vários sítios dentro e fora das cidades. Para os pequeninos (e não tão pequeninos...), será muito divertido apanhar os ovos do galinheiro, ordenhar as vacas ou ver as cabras nos seus currais.

Não precisa de nada para ir para o campo... só vontade!

Não é necessário levarem um monte de roupa de montanha, nem se preparem como se fossem alpinistas... bastará levar roupa e calçado confortável. Não se esqueça de levar roupa para se protegerem da chuva e é boa ideia levarem umas galochas. Já sabemos que o tempo nesta época do ano é muito variável e não queremos ser surpreendidos por uma chuvada no meio do campo.

Dar um passeio em família e desfrutar do ar livre, servirá para recarregar energias, desligar-se de toda a rotina e, sobretudo, aproveitar para estarem todos juntos. Isto sem falar de todos os benefícios que estes passeios têm para os mais pequenos: previnem a obesidade infantil, melhoram a qualidade do sono, ajudam a relacionarem-se com o meio envolvente de uma forma mais livre. Além disso, podem divertir-se de muitas maneiras: brincar a recolher folhas diversas, procurar pedras originais, organizar uma pequena caça ao tesouro, apanhar cogumelos ou frutos em árvores e arbustos. De certeza que, tanto pais como filhos, se lembrarão de muitas mais coisas para fazer. E não se esqueçam de levar uma bola.

Conselhos gerais

Independentemente da actividade escolhida, recomendamos-lhe que:

  • Adapte a actividade à idade dos mais pequenos. Se não estão habituados a andar, não programe uma caminhada de 20 quilómetros. É melhor alguma coisa mais suave e começar a habituá-los a andarem no dia a dia. Assim conseguirá que os miúdos gostem de para o campo.
  • Leve sempre alguma coisa para comer; alguma fruta, sandes e, sobretudo, água. Inclusivamente, pode preparar um pequeno piquenique para comerem ao ar livre.
  • Não se fie na previsão meteorológica, pois nesta época do ano o tempo é muito traiçoeiro. Pode ser que saia de casa com frio, que depois apanhe sol e que à tarde chova. Tenha isso em conta!
  • Se for para a montanha, lembre-se sempre de respeitar o meio ambiente. Não deite lixo para o chão e não faça fogueiras. Ensine os seus filhos desde pequenos a respeitar a natureza, pois é uma herança que lhes podemos deixar.
  • Se escolher um programa com animais, não se esqueça de seguir sempre as indicações da organização, pela saúde dos animais e pela vossa.

Se lhe apetece fazer um programa de fim-de-semana completo, recomendamos-lhe um alojamento o mais próximo possível do local que querem explorar. Há muitas opções de alojamento de turismo rural, muitas delas próximas dos parques naturais, onde poderão desligar-se do rebuliço da cidade e desfrutar do silêncio. Muitos destes alojamentos têm pequenas quintas de animais e oferecem aos seus hóspedes actividades similares às quintas pedagógicas, com a mais valia de depois poderem fazer uma omelete com os ovos que apanharam ou levar o leite da vaca para tomar ao pequeno-almoço, na 2ª feira, antes de ir para a escola... Estas experiências, por serem pouco comuns, serão inesquecíveis para as crianças.

Lembre-se de levar sempre um calçado confortável como as nossas botas safari, disponíveis do tamanho 18 ao 45, perfeitas para crianças, mulher e homem, para que toda a família desfrute de um dia no campo, calçados de igual. Vão adorar fazer parte desta equipa!

Posted in: Notícias PT Tags: Programas
Partilhe