308 805 709

0 artigos

Nos momentos de lazer, divirta-se com os seus filhos!

Imprimir

Nos momentos de lazer, divirta-se com os seus filhos!

Sugerimos-lhe programas fáceis e divertidos... e ao alcance de todos os bolsos!

O inverno, pelo seu clima e pelas poucas horas de luz, é uma época em que temos mais preguiça para sair e às vezes não sabemos o que fazer com as crianças para que todos estejamos bem.

Com um pouco de imaginação e planeando o tempo livre, podemos divertir-nos tanto ou mais do que no verão. Porque, no final, o que importa em qualquer época é aproveitar os momentos juntos. Assim, não se esqueça dos programas que lhe propomos.

Manhãs de passeio e cozinha!

Com crianças, mesmo aos fins-de-semana, acordamos cedo. Mas para dar um toque diferente das habituais correrias de segunda a sexta-feira, podemos preparar um pequeno-almoço conjunto com um chocolate ou biscoito caseiro.

E depois, se escolher cidade, tem muitas opções, desde as sessões matinais de cinema e teatro ou de espectáculos de magia, até uma visita a um museu, exposição ou simplesmente apanhar o comboio ou o metro, que eles costumam gostar muito,... e se puder ir a algum curso de cozinha para crianças será divertidíssimo!

Se o que gosta são actividades ao ar livre, hoje em dia, incluindo nas cidades, podem dar um passeio de bicicleta, fazer um percurso perto do campo, de montanha baixa, visitar alguma aldeia próxima e aproveitar caso estejam a estudar as plantas e os animais para os mostrar.

Pode informar-se junto da sua câmara municipal ou junta de freguesia. Actualmente, a área educativa e cultural para crianças possui bastantes actividades, e por vezes, por falta de conhecimento e pela correria do dia-a-dia não as aproveitamos. Certamente, que encontrará actividades de todos os tipos e para todas as idades, desde torneios desportivos a workshops com diferentes temáticas.

Para sair para almoçar ou jantar, já existem muitos restaurantes que têm ambientes específicos para crianças e com comida tradicional! Procure-os nos vários guias culturais e de lazer e verá como são divertidos e cómodos.

E à tarde o que fazer?

Ficar em casa também é uma boa opção. Por vezes, as crianças já têm actividades suficientes durante a semana com a escola e as extracurriculares. Assim, porque não disfrutarem todos da tranquilidade de casa?  

… mas não, não vamos sugerir-lhe que os ponha a ver televisão sozinhos. O objectivo é divertirem-se juntos e aqui nós, os mais velhos, temos que fazer um pequeno “esforço” para brincar com eles. São os momentos que se recordam quando nos tornamos mais velhos, o modo como a sua mãe ou o seu pai brincavam, bailavam, liam, cozinhavam, …. etc. consigo.

Opções entusiásticas e imaginativas… todas! Se é internauta, sente-se com eles e visite algum dos portais infantis que oferecem jogos para crianças muito didácticos. Poderá procurar informação sobre algum personagem que eles gostem e fazer uma colagem!... A internet abre-nos as portas a tudo o que é possível e impossível também.

E mais divertido ainda é fazer um grande balde de pipocas e sentar-se a ver um filme com eles… ou os filmes de quando eram bebés!... Jogar a adivinhar canções ou filmes, jogar aos clássicos jogos de mesa, mascarar-se… Tudo o que fazia quando era criança, eles também gostam. E com um pouco de entusiasmo e a pensar que são momentos que já não voltam, os fins-de-semana, quer saia, quer fique em casa, podem ser fantásticos…

… mas, como sempre, lembre-se que calçados com Pisamonas, vão onde forem ou estejam onde estiverem, é a melhor forma de começar o fim de semana com o pé direito!

Posted in: Notícias PT
Partilhe