308 805 709

0 artigos

Hábitos saudáveis no verão para crianças e adultos

Imprimir

  Hábitos saudáveis no verão  

Quer evitar que o regresso à rotina seja um suplício?

Estes hábitos saudáveis durante as férias, ajudá-la-ão

No verão todos quebramos as regras e é necessário fazer uma pausa na nossa rotina diária. Dormimos menos ou deitamo-nos bem mais tarde, comemos mais e mais de tudo, alteramos os nossos bioritmos em geral.

No que diz respeito à alimentação, não vamos falar de proibir comer gelados ou pizzas, por exemplo, mas podemos fazê-lo moderadamente, sem excessos, ou tentar que sejam o mais saudáveis possivel - fazê-los em casa, por exemplo, é uma boa opção.

Se isto não for possível, é importante controlar as quantidades diárias. Em especial com as crianças, é necessário prestar muita atenção a este aspecto, uma vez que no verão interrompem quase todas as suas actividades e passam mais tempo sem fazer exercício físico. Por muito que nos pareça que estão todo o dia na água sem parar, as calorias ingeridas nesta época são superiores à energia que gastam.

Todos os días e mesmo que tenham passado de ano, inclusivamente com excelentes notas, devem dedicar algum tempo a fazer exercícios e a ler. Exercitar o cérebro não o deixando inactivo, é a melhor forma que temos para que os nossos filhos aprendam mais facilmente ao longo da sua vida.

Vendamos a ideia de um modo divertido, que não seja uma obrigação ou uma imposição. O material de verão disponível no mercado costuma ser bastante lúdico neste aspecto.

Não é necessário madrugar .... mas também não convém que se levantem à hora do almoço! Que se movam e façam coisas é o objectivo, têm muito tempo e dias pela frente. Quando toda a família está de férias podemos ter uma folga e é bom que todos estejam ao mesmo ritmo, mas quando os pais ainda estão a trabalhar, façamos o possível para os envolver e para que nos ajudem.

Por muito pequenos que sejam podem sempre colaborar, por exemplo, arrumando os seus brinquedos favoritos.

E no momento mais esperado, quando fazemos as malas, quando descemos e subimos toda bagagem, carregamos com as coisas da praia... é muito importante que todos colaborem. Mesmo sabendo que se fizéssemos sozinhos seria muito mais rápido, há que torná-los participantes e conscientes das responsabilidades, senão mais tarde pagaremos esta comodidade à qual os habituámos com a nossa.

O verão é uma época muito agradável, mas como se costuma dizer, nas férias os adultos têm obrigações para cumprir e não podem estar no mesmo registo dos filhos. Se colocarmos um pouco de entusiasmo, algum controlo e imaginação, de um verão caótico em que acabamos cansados de crianças, podemos passar a um verão muito agradável!

E, na hora de voltar e pensar nas escolas, em renovar o roupeiro e tudo isso... não se angustie – na Pisamonas tentamos tornar o Regresso à Escola um pouco mais suportável. Ampla disponibilidade, bons preços e envios e trocas de tamanhos grátis à porta de sua casa, permitir-lhe-ão uma aterragem suave das férias!

Posted in: Notícias PT
Partilhe