308 805 709

0 artigos

Como evitar o sedentarismo infantil no Verão…

Imprimir
By Pisamonas 29 de Julho de 2016

 Como evitar o sedentarismo infantil no Verão

Faça com que os seus filhos se mexam

As férias escolares são muito longas para deixar os miúdos com demasiada liberdade de horários, de refeições e de actividade física. Quebrar a rotina de todo o ano é saudável, mas ainda é mais motivar os seus filhos a sair de casa e a largarem o comando da televisão, a consola ou o telemóvel.

Estas ideias podem ser-lhe úteis… tome nota!

  • Motivar a socialização e alterar as formas de lazer actuais muito orientadas à acção individual e dentro de casa. Além de afectar a comunicação e as relações sociais das crianças, existe a possibilidade de que eles associem estas actividades à escola, como mais uma disciplina, e se esqueçam ou não lhes apeteça fazê-las quando estão de férias.
  • A piscina é uma óptima opção para que pratiquem desporto e se divirtam ao mesmo tempo. Dependendo da idade dos seus filhos, inscrevê-los num curso pode fazer com que aprendam a nadar ou melhorem o seu nível de natação. Se tem a sorte de viver junto do mar, a prática de jogos e actividades aumenta muito mais no ambiente de praia.
  • A actividade física também se pode manter na rotina diária, por exemplo, ao subir e descer escadas em vez de utilizar o elevador, ao andar mais e evitar o carro em trajectos curtos ou ao pegar na bicicleta quando têm tempo livre.
  • Para os adultos sempre existem desculpas para esses “quilinhos a mais…”: o Natal, a Páscoa… as férias de um modo geral. Dias em que só pensamos em desfrutar e a melhor forma de o fazer, entre muitas outras coisas, é comer… de tudo e a qualquer hora! Gelados, pizzas, hamburgers, aperitivos, refrescos… Não podemos permitir que estas coisas, que deveriam ser excepções na nossa alimentação, se tornem no menu diário dos nossos filhos no Verão. A saúde deles depende disso!  
  • O despertador também está de férias. Por alguns dias, as crianças merecem, mas é melhor que isto aconteça quando toda a família está de férias. No resto dos dias, em que pais e mães trabalham, é conveniente marcar hora para que as crianças se levantem e para que se deitem. Pode haver mais flexibilidade do que no horário habitual de tempo de escola, mas mantendo alguma ordem nos tempos de descanso.
  • Estabeleça duas ou três tarefas que tenham que fazer todos os dias. Desde arrumar o seu quarto, ajudar os irmãos mais novos, ler, cuidar do seu animal doméstico ou preparar a sua mochila para a praia ou piscina. A ideia é que adquiram algum nível de compromisso e responsabilidade com as suas coisas e que colaborem para a convivência e para as tarefas da família.  

Se neste Verão estabelecer alguns hábitos básicos, para além de fomentar e cuidar da saúde dos seus filhos com actividade mental e física, ajudá-los-á para que o regresso às aulas seja mais suave, não sofrendo da terrível síndroma pós-férias.

Desde a Pisamonas, a sua sapataria infantil de confiança, desejamos-lhe um excelente Verão!

Posted in: Notícias PT Tags: conselhos
Partilhe