308 805 709

0 artigos

Porque é que se celebra o Dia de São Patrício?

Imprimir
By Pisamonas 10 de Março de 2016

Dia de São Patrício 

No dia 17 de Março celebra-se o dia de São Patrício ou Saint Patrick’s Day, o Dia Nacional da Irlanda. Hoje, contamos-lhe a sua história.

Patrick era uma criança que vivia na Bretanha francesa e que foi capturado por uns piratas irlandeses para ser vendido como servo a um nobre possuidor de terras.

Durante os anos de escravatura na Irlanda, Patrick estudou muito sobre as múltiplas religiões tribais da ilha e ao mesmo tempo aprendeu gaélico. Passado algum tempo, conseguiu escapar, voltar à Bretanha e converteu-se ao catolicismo. Quando se tronou bispo regressou à Irlanda para divulgar o Evangelho. Morreu a 17 de Março e por isso a celebração desta data.

E o trevo?

Quando regressou à Irlanda para explicar a todos a doutrina da Santíssima Trindade, colheu um trevo como exemplo de que “Deus é um em três pessoas” e deste modo os celtas conseguiram percebê-lo.

Esta festa está cada vez mais estendida a outras cidades, como Nova Iorque, Boston, São Francisco, Chicago, Londres, Montreal ou Sidney, nas quais as pessoas também se vestem de verde para a celebrar. Em Portugal, começou há poucos anos a ser celebrado, nomeadamente em Lisboa com a iluminação verde da Estátua do Duque da Terceira.   

Como é que se celebra?

Durante 4 dias, na Irlanda, a cidade veste-se de verde e em todas as ruas há dança e música. Mas das atracções mais importantes em Dublin é o desfile temático no qual passam carroças e pessoas mascaradas.

… O importante é vestir de verde e de preferência com o trevo na lapela!

Um dos disfarces mais populares é o disfarce de duende, porque se aredita que estes pequenos homenzinhos são um símbolo de sorte e prosperidade… Se for a Dublin irá encontrar muitos!

E como em todas as festas populares, a comida e a bebida têm um papel fundamental. No São Patrício e cordeiro, o pão de batata, a col e a cerveja, que também é verde, são os protagonistas.

De um modo geral, estes são as características básicas que não podem faltar numa festa de São Patrício. Anime-se e participe nalguma caso haja na sua cidade.

E claro, para estar no tom com a festa pode escolher algum dos nossos sapatos para crianças em cor verde, meias ou collants.

Posted in: Notícias PT Tags: Curiosidades
Partilhe