308 805 709

0 artigos

Quantos sapatos precisam para a escola?

Imprimir

  Escola na Pisamonas 

Já tem tudo pronto? Faça connosco uma revisão do que necessita para o início do novo ano!

Esta é a pergunta do milhão que todos os anos, as mães e os pais, fazem ao tentar planear o temido regresso à escola, economicamente falando.

Fazendo uma previsão com alguma lógica, dependendo da idade da criança e das actividades que tenha, tanto na escola como extracurriculares, podemos comprar inteligentemente.

Está comprovado e recomendado por especialistas médicos, e já dedicámos aqui alguns artículos sobre a matéria, que não é saudável para o correcto desenvolvimento do pé herdar sapatos. Mas também não é necessário comprar demais, porque os pés das crianças mudam e crescem muito rapidamente e pode acontecer que alguns sapatos nem cheguem a estrear.

No caso dos bebés que vão para as creches, os sapatos devem combinar com a roupa que levam. Na maioria dos casos costumam levar roupa cómoda, como os fatos de treino de algodão, para facilitar a muda de fraldas e para que o bebé se sinta confortável durante o dia. Dois pares de ténis e umas botinhas flexíveis ou de pré-andantes se já estão nessa fase, serão suficiente.

Para os que já vão para o infantário ou para a primária, os ténis com velcro, até que saibam apertar os atacadores, são os mais recomendados e serão os que mais se vão usar de segunda a sexta. É melhor ter dois pares para que os possa lavar com frequência e para que não acumulem bactérias próprias do uso. O mesmo sucede com as sapatilhas de tecido com elástico para a ginástica ou para as aulas de música e psicomotricidade. Se têm farda, um par de sapatos clássicos de colégio é suficiente, embora seja importante ir observando o crescimento do pé.

Não se esqueça que é saudável e muito recomendável, quando chegam a casa, descalçarem os sapatos ou os ténis, lavarem os pés e calçarem as pantufas. Se for dar uma volta com eles é bom calçarem outros sapatos, pois é muito importante que troquem de forma pelo menos uma vez por dia.

E já só falta recordar-lhe que para os pés necessita de:

  • Materiais naturais, como o couro, também nas palmilhas.
  • Interiores forrados sem costuras, para evitar feridas.
  • Medir bem o pé para escolher bem o tamanho de modo a que sobre sempre mais ou menos meio centímetro.

Sabemos que todos precisamos de poupar, mas se puder evitá-lo, não o faça em sapatos.

Poupará em futuros problemas no desenvolvimento dos pés.

Posted in: Notícias PT
Partilhe