Receitas para crianças com os alimentos da moda!
Receitas para crianças com os alimentos da moda!

Como incluir os alimentos mais saudáveis e nutritivos no menu diário dos seus filhos

Longe de ser uma moda passageira, a “healthy life” chegou para ficar. Cada vez mais cuidamos melhor do nosso corpo, comemos melhor e praticamos, na medida do possível, mais desporto. Cozinhar receitas saudáveis é uma tarefa que já não fica reduzida a regimes recomendados por nutricionistas para aquelas pessoas que querem emagrecer e, pouco a pouco, começamos a familiarizarmo-nos com palavras referentes a determinados alimentos que há 10 anos pareciam-nos chinês.

No entanto, habituar os mais pequenos da casa a comerem alimentos ricos em vitaminas, proteínas ou determinadas “gorduras saudáveis” nem sempre é uma tarefa fácil, pois os seus paladares ainda não estão habituados a determinado tipo de sabores. Contudo, com uma pequena dose de criatividade, outra de paciência e com as receitas tão divertidas que lhe apresentamos aqui, de certeza que os seus filhos vão tornar-se fãs dos pratos mais saudáveis do momento!

Tostas de pêra abacate com azeitonas pretas

Tostas aguacate Recetas Pisamonas

Convertido num alimento habitual dentro da nossa gastronomia, o abacate é o fruto estrela dentro do grupo de “gorduras saudáveis”, chegando a constituir 23% do total do seu peso. Apesar de que, devido ao seu alto conteúdo de gorduras, muitas pessoas pensam que é um alimento proibido se o objetivo é emagrecer, o abacate só tem cerca de 160 calorias em 100 gramas e as suas gorduras são do tipo mais saudável, as monoinsaturadas, muito ricas em vitamina E e necessárias ao corpo humano.

Entre muitos outros benefícios, a pêra abacate ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças degenerativas como o cancro, reduz o colesterol e a probabilidade de sofrer de doenças coronárias, é rico em potássio, magnésio e vitamina C, sendo muito recomendável para desportistas e grávidas, relaxa o sistema nervoso e também é bom para a visão.

Para que os seus filhos se habituem a comê-lo, seja ao pequeno-almoço como substituto das manteigas industriais, como acompanhamento de um almoço ou fazendo parte de um jantar mais leve, propomos-lhe esta divertida receita onde o abacate e as azeitonas pretas são os ingredientes principais e onde o resto, como o pimento vermelho ou o ovo cozido, podem ser trocados por outros da mesma cor.

Ingredientes: (para 3 tostas)

  • 3 fatias de pão
  • 1 abacate maduro
  • azeitonas pretas
  • 1 ovo cozido /queijo mozzarella
  • 1 tira de pimento vermelho /tomate
  • 1 fio de azeite

Preparação:

  1. Primeiro, toste as fatias de pão numa torradeira ou frigideira e, quando estiverem prontas, dei-te um fio de azeite
  2. Com uma colher ou faca, barre o abacate na tosta e adicione, ao seu gosto, um pouco de sal. Corte o ovo cozido em rodelas (ou o queijo mozzarella, se preferir) e coloque dois círculos ao lado um do outro como se fossem olhos.
  3. Coloque em cima destes uma rodelinha de azeitonas pretas e na parte superior coloque mais umas azeitonas prestas, desta vez inteiras, como se fossem cabelo, como aparece na foto.
  4. Para fazer a boca, pode usar uma pequena tira de pimento vermelho cru ou, se os seus filhos ainda forem demasiado pequeninos para ingerir este alimento, substitua-o por uma tirinha de tomate natural.

E pronto! Umas tostas ricas e saudáveis, que fornecem muita energia aos seus filhos e que, ao terem uma divertida cara, fará com que os seus filhos se centrem nisso e não nos ingredientes que levam.

Salteado de cogumelos espinafres e tofu às estrelas

.Salteado Tofu e Cogumelos

O tofu é um alimento saudável e muito nutritivo que já podemos encontrar em todos os supermercados habituais, mas que nem sempre está presente nos nossos frigoríficos por não sabermos como e com quê cozinhá-lo.

Tal como o arroz ou a massa, o tofu é um ingrediente que, por si só, não tem muito sabor e que nunca se come isoladamente ou ao natural, mas que, quando misturado com outros alimentos e bem condimentado, se torna num alimento muito saboroso e versátil.

Elaborado a partir de soja fervida que depois se bate, se mistura com um coagulante e se deixa escorrer (uma espécie de requeijão mas de soja), o tofu é um ingrediente indispensável na cozinha asiática como o arroz ou a massa de ovo. Ao ter um sabor muito suave, combina bem com quase todos os tipos de comidas, dando-lhes consistência e retirando-nos rapidamente a sensação de fome com muito poucas calorias, 76 em 100 gramas.

Para que os mais pequenos da casa comecem a ingerir este ingrediente sem nenhum problema, experimente cortá-lo em forma de estrela (ou de qualquer outro formato) com a ajuda de um molde. Os almoços e os jantares não voltarão a ser a mesma coisa! De seguida, mostramos-lhe uma receita deliciosa, perfeita para um almoço super consistente!

Ingredientes: (para 3 doses)

  • 3 dentes de ajo
  • 1 cebola
  • 1 pimento vermelho
  • 2 cenouras
  • 125 gr cogumelos
  • 300 gr tofu
  • azeite virgem extra
  • molho de soja
  • ½ colherzinha de pimentão
  • 1 colherzinha de ervas aromáticas
  • 2 mãos de espinafres frescos

Preparação:

  1. Corte a cebola, os três dentes de alho, as cenouras e o pimento vermelho em pedaços pequenos e refogue tudo na frigideira com um pouco de azeite, durante cerca de 5 minutos.
  2. Quando estiverem bem salteados, adicione os cogumelos, o pimentão, as ervas aromáticas e, no final, um fio de molho de soja.
  3. Adicione o tofu e misture todos os ingrediente na frigideira durante mais 5 minutos.
  4. Adicione os espinafres frescos e salteie todos os ingredientes durante 2-3 minutos.

E já está! Um prato rico, saboroso, muito saudável e delicioso!

Papas de quinoa e frutas

Papas de Quinoa Pisamonas

Apesar de ser uma semente, as características e as propriedades da quinoa são tantas que é considerada um pseudo-cereal, mas com muito mais proteínas e gorduras – saudáveis – que os cereais comuns. Além disso, é rica em fibra e em potássio, magnésio, cálcio, fósforo, ferro e zinco, assim como vitamina B e E. Por tudo isto, a quinoa é um alimento muito completo que pode substituir ingredientes como os cereais, e que por isso é perfeita para preparar deliciosas papas, tanto para os miúdos como para os graúdos!

Ingredientes:

  • ½ caneca quinoa
  • 1 pêra grande o una maçã
  • 1 colher açúcar (opcional)
  • 1 pau de canela ou canela em pó (opcional)
  • fruta fresca aos pedaços

Preparação: 

  1. Ferva ½ caneca de quinoa e, se desejar, adicione nesse momento um pau de canela ou uma colher de açúcar.
  2. Quando estiver a ferver, adicione a pêra ou maçã, previamente cortadas.
  3. Misture com uma colher de madeira e deixe que volte a ferver uns minutos.
  4. Deixe arrefecer e, se a textura ficar demasiado espessa, bata suavemente o preparado com a ajuda de uma varinha mágica ou manualmente.
  5. Adicione uns pedaços de fruta fresca como banana, arandos ou framboesas e um pouco de canela em pó, e terá uma sobremesa fantástica para toda a família!

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para analisar a navegação , melhorar a sua experiência e os nossos serviços. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso das cookies. Mais informação aqui. More information