308 805 709

0 artigos

Regresso à escola com bom calçado!

Imprimir

Vuelta al cole con buen calzado

Escolher bem os sapatos das crianças é fundamental para o desenvolvimento correcto dos seus pés!

Com preguiça mas com expectativas, as crianças aí de casa voltam à escola desejosos de contar tudo sobre as suas férias à professora e aos colegas. Retomamos a rotina diária com as suas mochilas, os seus trabalhos de casa e a sua agenda de actividades extra-curriculares.

É quase impossível contar os passos, saltos, corridas, movimentos, … etc, que os pés das crianças fazem por dia. Por isso, é extremamente importante escolher correctamente o calçado que levará posto a criança em toda a sua jornada pelas diferentes actividades, sobretudo para favorecer e melhorar a sua autonomia.

Como regra básica, a função do calçado enquanto está na escola é a de proteger e segurar o pé o suficiente para que permita uma mobilidade e fôrma adequada, uma vez que a criança está numa etapa de muita actividade, em pleno crescimento e formação. Para além disso, é muito importante ter em conta: 

  • “Estão novos e já não lhe servem! :-(”, desde que andam as crianças usam pares e pares de sapatos uma vez que mudam de tamanho. Que não lhe custe investir nos seus sapatos, apesar de alguns ficarem novos. Está a assegurar-lhe uns pés e umas unhas bem formadas, prevenindo problemas ortopédicos e melhorando o seu desenvolvimento psicomotor. Não há melhor prenda! 
  • “Ai, ai! Dói-me atrás”, evite-lhes o incómodo e as roçaduras dolorosas com sapatos que não sejam muito rígidos neste zona.
  • Sapatos que assentam como uma luva”, opte por modelos moles, flexivéis e cómodos que se moldem ao pé da criança, que permitam mover os dedos, com palmilha interior específica e sola que permita a flexão da parte anterior do pé.
  • “Já lhe servem os do irmão” ... o dos primos, do vizinho... Não é uma boa prática usar sapatos de outras crianças, uma vez que estes  ficam com a forma de pé do primeiro usuário e cada pessoa desgasta o calçado de forma diferente.
  • “Hoje é melhor com botas! quando se decidir por estas, assegure-se que permitem o movimento completo do tornozelo e que a menina está cómoda. 
  • “E para as extraescolares?” confie nuns bons ténis para que transpirem bem e aguentem o seu ritmo e se o seu filho fizer aulas de natação utilize sapatos de borracha para evitar escorregadelas e galos.
  • “Ufff… estes para a janela”, o ideal para que os sapatos não durmam ao ar livre é escolher os fabricados em pele e calçado desportivo de qualidade óptimo para evitar o frequente suor.
  • “Já sozinho!” até que aprendam a atar os atacadores os desenhos com velcro são a solução ideal para pôr e tirar os sapatos e fomentar a sua autonomia.

Confie sempre em especialistas em saparia infantil, os mais pequenos necessitam de umas características específicas para os seus sapatos e ninguém melhor do que eles sabem desenhar e fabricar modelos para o desenvolvimento correcto dos pés, bonitos, divertidos e resistentes!

Posted in: Notícias PT
Partilhe