308 805 709

0 artigos

7 coisas que deve saber para evitar os temidos fungos!

Imprimir

  Como prevenir os fungos nos pés 

Como prevenir e tratar os fungos nos pés

Em todas as épocas do ano, os nossos pés são receptivos a sofrer infecções por fungos. No entanto, é no verão que o risco aumenta consideravelmente, uma vez que o ambiente quente e a humidade favorecem o seu aparecimento.

Os fungos aparecem ou entre os dedos dos pés, mostrando a pele avermelhada, descamada e com irritação ou nas unhas e em seu redor. Em qualquer caso, é muito importante examinar os pés todos os dias e assegurar-se de que visualmente estão saudáveis e que a aparência da pele não se alterou. Em relação aos pés das crianças, o momento ideal para observá-los cuidadosamente é depois do banho.

Há uma série de medidas básicas que deve tomar para prevenir o seu surgimento:

1.- Uma boa higiene, lavar os pés com sabão neutro, preferencialmente, pelo menos uma vez por dia. Esfregar as unhas, as plantas dos pés e as partes laterais e enxaguar em água abundante. Se se tiver tendência para transpirar muito, é aconselhável usar um produto antitranspirante para a reduzir.  

2.- Secar muito bem os pés, especialmente entre os dedos, é uma regra básica para prevenir a formação de fungos.

3.- Usar sempre calçado adequado, chinelos ou sandálias de borrachas, em balneários ou piscinas comunitárias.

4.- Não partilhar objectos como limas, corta-unhas,… etc.

5.- Cuidado com a areia húmida, também é uma fonte de infecção; é melhor usar chinelos sobre a areia.

6.- Usar sapatos abertos com materiais que deixem transpirar a pele. É melhor alternar sapatos diferentes cada dia para que possam secar por completo. Evitar os sapatos com revestimento de plástico ou qualquer outro material que impeça a transpiração.

7.- Se é época de meias, troque-as pelo menos uma vez por dia; usar dois pares diariamente é o ideal.

Se apesar de ter muito cuidado aparecerem estas temidas bactérias, tem de arranjar paciência uma vez que costuma ser algo demorado e difícil de se erradicar.

Para além de consultar um especialista, tem remédios caseiros como aplicar vinagre na zona infectada, lavar os sapatos que calça, uma vez que os fungos podem proliferar através do calçado e aplicar pó de talco.

E lembre-se que a principal via de contágio são os balneários e piscinas comunitárias, tanto no verão, como no inverno.

Posted in: Notícias PT
Partilhe