308 805 709

0 artigos

Quer decorar o quarto dos seus filhos? Tome nota!

Imprimir
By Pisamonas 12 de Maio de 2017

Ideias de Decoração para um Quarto Infantil

Apresentamos-lhe algumas ideias de decoração para um quarto infantil

 

Se está a preparar-se para a chegada de um novo membro da família, se está a trocar de casa ou se simplesmente quer dar um ar diferente ao seu lar, hoje apresentamos-lhe algumas ideias para decorar o quarto dos seus filhos.

Claro que no que diz respeito a matéria decorativa não há regras e o que pode ser uma peça imprescindível para uma amiga sua, pode nem lhe ter passado pela cabeça. Por isso, queremos dar-lhe só algumas pinceladas a ter em conta e que são um bom ponto de partida se não sabe por onde começar.

Até que idade devemos ser nós a decorar os quartos dos nossos filhos?

A primeira coisa que deve ter em conta é que é o quarto dos seus filhos e não o seu, e de certeza que mais do que uma vez eles já a lembraram disso ;) O que queremos dizer com isto? Que os seus filhos irão passar uma grande parte do tempo nesse quarto e é muito importante que crie um espaço que eles sintam como seu e do qual gostem.

Quando deixam de ser bebés, já começam a saber quais as cores ou desenhos que mais gostam, o que a ajudará na escolha de alguns detalhes que poderá incluir na decoração dos quartos. Para além do conforto, outro dos motivos para ter em conta a opinião dos seus filhos é que se gostam do seu quarto, irão cuidar melhor dele e mantê-lo-ão mais limpo e arrumado.

À medida que vão crescendo, vão formando a sua personalidade e vão sabendo o que gostam e o que não gostam no seu quarto, até que chegam à adolescência e passam a ter em conta a apenas a opinião deles próprios. Até que este momento chegue, tem muitas formas de criar ambientes maravilhosos para o quarto do seu bebé, menino ou menina ao seu gosto e onde eles se sintam confortáveis. Vejamos quais os aspectos a ter em conta!

Decoração para quartos de bebés

Os dois aspectos-chave na hora de decorar quartos para bebés são: o conforto e a estimulação dos seus sentidos.

Todo o mobiliário deve ser pensado em primeiro lugar para garantir o conforto do bebé e dos pais. Se há um elemento que nos vem imediatamente à cabeça quando pensamos em quarto de bebé, é o berço. Passados os primeiros meses, nos quais o bebé costuma dormir no quarto dos pais, é hora de mudar o berço para o seu próprio quarto. O mais importante sobre o local onde o colocar é que não tenha elementos que possam ser perigosos ao seu alcance, como por exemplo as fitas de um estore.

Além disso, outros móveis como o trocador ou o armário devem estar distribuídos de maneira a facilitar a nossa vida, para que tudo seja de rápido acesso.

No que diz respeito a estimular os sentidos, especialmente durante os primeiros 6 meses, os bebés descobrem uma grande quantidade de sensações. Daí que se seja importante estimular essas sensações com sons e cores que podemos incluir na decoração. Mesmo que pareça que a única coisa que fazem é comer, dormir e chorar, pequenos gestos como o seu acordar podem estimulá-lo muito. Por isso, recomendamos-lhe que utilize cores chamativas no seu quarto e em todos os seus elementos decorativos. Pequenos detalhes como mobiles de berço com luz e som ou um pequeno espelho ajudarão a estimular estas sensações.

Conselhos para a decoração de quartos infantis

Deverá ter sempre presente a frase “ menos é mais” ao decorar o quarto dos seus filhos. Como já referimos, é muito importante que eles se sintam bem e se não tiverem espaço suficiente porque há demasiada “tralha” no seu quarto, vão querer estar o menos tempo possível nesse espaço. Além disto, deverá avaliar outros aspectos como os seguintes:

Cores: propomos-lhe que utilize sempre cores vivas, mas que não sejam demasiado fortes. Por isso as cores pastel são as ideais. Assim, criará um ambiente divertido e relaxante para os mais pequeninos.

Paredes: Graças aos murais e vinis que se tornaram moda nos últimos anos, as paredes podem dar um toque único e diferenciador à decoração de um quarto para crianças. Seguindo o nosso conselho inicial, escolha desenhos que os miúdos gostem e que se enquadrem na sua personalidade.

Mobiliário: é importante ter um móvel para cada coisa, um armário para a roupinha, uma sapateira para todo o calçado Pisamonas, um baú para os brinquedos, uma estante para os livros… A organização é importante para qualquer quarto, mas ainda mais para o quarto dos seus filhos, pois desta forma habituam-se desde pequenos a ter as coisas arrumadas e a que cada coisa tem que estar no seu lugar.

Distribuição: distribua bem o espaço dos quartos das crianças. Se não tem um quarto dos brinquedos, crie um espaço dentro do quarto dos seus filhos destinado a isso. O mais importante é que fique muito clara a separação entre a zona de descanso, com a cama, e a zona de lazer, com todos os seus brinquedos.

Iluminação: nos quartos infantis é fundamental que haja muita luz natural para favorecer o relaxamento da criança neste espaço.

No que diz respeito aos estilos de decoração, é óbvio que cada um terá as suas preferências, mas esta temporada a nossa aposta vai para o estilo náutico para o quarto dos miúdos, como o da foto. Os tons azuis, da cor domar e do céu, com detalhes de vime e corda são uma combinação bem gira.

Esperamos que estas pequenas dicas lhe sejam úteis para conseguir quartos bonitos, nos quais os seus filhos se sintam confortáveis e se divirtam todos os dias.

Posted in: Notícias PT Tags: conselhos
Partilhe