308 805 709

0 artigos

Qual a origem das menorquinas?

Imprimir
By Pisamonas 21 de Junho de 2017

Sandálias Menorquinas para Crianças e Adultos

A história de um dos clássicos do calçado espanhol

Menorquinas, avarcas, abarcas, mallorquinas… independentemente de como as chama, sabe qual é a história deste tipo de sandálias? As menorquinas tornaram-se num dos clássicos da moda espanhola, independentemente da idade ou do sexo. O conforto, a qualidade e a facilidade que têm em ser incluídas numa ampla variedade de looks fazem com que, temporada após temporada sejam um dos must have que todos temos.

Pelo seu nome, não é muito difícil deduzir de onde vêm, mas quando é que começaram a ser utilizadas? E tem a sua origem realmente na ilha balear? Vamos investigar!

Um calçado ligado a uma ilha

Como costuma suceder nestes casos, não há informação exacta de quando é que as menorquinas começaram a ser utilizadas, mas há alguns indícios. Em primeiro lugar, parece que a origem deste calçado terá sido mesmo em Menorca. E aproximadamente em que ano diria que começaram a ser utilizadas? Nos anos 70, no início do XX, ou mesmo no século XIX? Pois não. Tudo leva a crer que foi muito antes que apareceu este calçado popular, em concreto na época de Aníbal, por volta do ano 200 a.C.. Aparentemente, foram os “honderos”(lançadores de pedras) do general cartaginês os que, na sua passagem por Menorca, levavam este tipo de calçado nas suas batalhas contra os romanos.

A resistência das menorquinas parece ter seduzido os camponeses e os lavradores da ilha, que pouco a pouco foram popularizando estas sandálias no seu dia-a-dia de trabalho.  

Qualidade e tradição das menorquinas

Como imaginará, as avarcas de há uns séculos atrás são muito diferentes das que podemos encontrar hoje em qualquer sapataria online ou física. Inicialmente, eram fabricadas à mão e unicamente com pele e fio encerado. Apesar de os materiais e do estilo terem sofrido alterações ao longo dos séculos, o carácter artesanal das menorquinas mantém-se.

A primeira coisa que mudou, dando o aspecto que tem actualmente, foi a sola. Com o surgimento dos automóveis no princípio do século XX, optou-se pela ideia de incluir caucho na sola, oferecendo um maior conforto e protecção face à humidade.

E por ser um calçado prático e cómodo para trabalhar, entre os anos 70 e 80 tornou-se na tendência de moda menorquina, para depois se expandir para resto das ilhas baleares e, pouco a pouco, para o resto do território espanhol. Actualmente, estas sandálias são usadas em vários países do Mundo, marcando presença tanto nas passarelas como nas ruas, nomeadamente nos pés de muitos famosos.

 Menorquinas para Crianças

Precisamente por se terem tornado uma tendência, é possível comprá-las numa enorme variedade de sítios. Há uns anos, para comprar umas menorquinas era necessário ir à ilha balear ou pedir a alguém que lá fosse de viagem.

Felizmente, graças à Internet, pode comprá-las onde quer que esteja através da nossa loja online, onde podemos oferecer-lhe a melhor qualidade ao melhor preço em menorquinas e em muitos outros tipos de sapatos.

Diferentes estilos de menorquinas

Quem diria há séculos atrás que este tipo de calçado ia evoluir até ao ponto de se tornar uma tendência de moda? Como já referimos, a primeira alteração que se fez nas menorquinas foi a modificação da sola. Nos últimos anos, também foram introduzidos novos designs para lhe dar estilos diferentes. Na Pisamonas encontrará os modelos mais clássicos de pele e nobuck, mas também novidades como as menorquinas com glitter, as de estilo espelho ou as combinam diferentes cores. O problema é que com todos os modelos que agora existem, não há maneira de nos decidirmos pelos que mais gostamos! No século 2 a.C. de certeza que era mais fácil escolher! ;)

Posted in: Notícias PT Tags: Curiosidades
Partilhe