308 805 709

0 artigos

Qual o melhor desporto ou actividade extra curricular para os seus filhos

Imprimir
By Pisamonas 19 de Setembro de 2016

 Qual o desporto ou actividade extra curricular melhor para os seus filhos

Cada actividade desenvolve um tipo de capacidades

Futebol, dança, música, artes marciais, basquetebol, línguas, teatro, patinagem, pintura, ténis, escuteiros ou guias… A lista de possíveis actividades extra curriculares para os nossos filhos é quase infindável. Mas escolher a actividade certa não é tarefa fácil. Pode mesmo tirar o sono às mamãs…

O facto é que nem todas as actividades são as mais adequadas para determinada criança. Temos que ter muito claro qual a actividade em que os estamos a inscrever e quais os benefícios que dela podemos retirar: o desenvolvimento físico, mental, as suas competências socias, entre outras. 

Para começar, antes de pensar nas actividades, é muito importante perguntarmo-nos se determinada actividade é necessária. Estará a criança preparada para a praticar? Estará interessada nela? Temos que escolher a actividade perfeita para cada criança.

Alguns psicólogos defendem que as actividades extra escolares não devem ser vistas como obrigatórias. Mas se considerarmos importante que tenham uma actividade fora das aulas, devemos deixar que eles participem na escolha das actividades que gostavam de fazer. Assim, é importante que tenhamos em conta estes conselhos básicos:

1. Não impor as nossas preferências aos nossos filhos. Lá por nós adorarmos determinada actividade, não significa que eles sintam o mesmo.

2. Valorizar os gostos, capacidades e personalidade dos nossos filhos antes de escolher alguma actividade.

3. As actividades extra escolares não devem ser tomadas pelas crianças como um castigo.

4. Se as crianças começam a arranjar desculpas para não participar na sua nova actividade fale com elas. Talvez devam trocar de actividade. É importante que mostrem interesse e vontade em participar.

5. A coordenação, a sua forma física e as suas competências sociais podem ser muito estimuladas ao realizar actividades de equipa. Ou seja, se os nossos filhos têm dificuldades de relacionamento, um desporto de equipa poderá ajudá-los.

6. Se o seu filho é muito nervoso, uma actividade tranquila, de autocontrolo (como o xadrez, judo ou natação) pode ser uma boa via de escape.

7. Muitas actividades estimulam a sua capacidade de superação e de assumir responsabilidades.

Conhecidas as noções básicas, detalhamos de seguida quais os benefícios que as crianças podem obter de cada actividade.

Futebol

Favorece a coordenação, melhora a forma física e aumenta a força das suas pernas. E como referimos antes, ao ser um desporto de equipa, estimula a sociabilização e o companheirismo.

Basquetebol

Tal como o futebol, ajuda a potenciar a coordenação de pernas e braços e também desenvolve o espírito de equipa das crianças. A sua agilidade, rapidez e flexibilidade também são trabalhadas.

Ginástica rítmica

Desenvolve a flexibilidade, a coordenação e a força muscular. Esta actividade também ajuda as crianças a melhorarem o seu sentido de ritmo, sua postura corporal e os seus reflexos. Para esta actividade, as nossas Sapatilhas de lona são perfeitas, por apenas 8,50€.

Aprender idiomas

Aprender novas línguas desde pequenos é um privilégio que damos aos nossos filhos que mais tarde agradecerão. A sua predisposição para novos conhecimentos é mais elevada do que em idade adulta e, por isso, as línguas que aprendam e que pratiquem desde pequenos, acompanhá-los-ão praticamente por toda a vida.

Dança

As crianças melhoram a coordenação e aprendem a controlar o corpo. A dança e, nomeadamente o ballet, fomenta a determinação das crianças e ajuda a prevenir problemas psicológicos, uma vez que ao dançarem expressam muitas emoções.

Música

Potencia a criatividade, o ouvido e a coordenação das mãos. A música também promove valores como a dedicação, a determinação e o crescimento pessoal.

Ténis

Estimula a psicomotricidade das crianças, a coordenação e o desenvolvimento muscular. O ténis também trabalha o sentido de disciplina e a competitividade das crianças.   

Equitação

O principal benefício de montar a cavalo é o vínculo que é criado entre a criança e o animal. A criança aprende a tratar dos animais e a ter respeito pela natureza. Também potencia a segurança e a confiança em si próprio.

Natação

Desenvolve toda a musculatura, melhora a coordenação e problemas físicos, como os da coluna, por exemplo. É uma das actividades extra escolares mais completas e benéficas para meninos e meninas.

Karaté e Judo

Benéficos para aquelas crianças mais irrequietas. Também ajudam a ganhar flexibilidade e força. Ao contrário do que possa pensar, o karaté estimula o sentido de disciplina, uma vez que é praticado num ambiente de respeito desse valor. O judo também estimula o autocontrolo e o desenvolvimento mental, dado que as crianças se vêm obrigadas a tomar decisões e a traçar estratégias. Além disso, é importante ensiná-los a saber cair ao chão sem se magoarem.

Em quase todas estas actividades, os nossos Ténis de desporto para crianças e bebés por 23,95€, permitem-lhes praticar as suas actividades extra escolares com total conforto!    

Posted in: Notícias PT Tags: conselhos
Partilhe