308 805 709

0 artigos

Remédios para as picadas de mosquitos e alforrecas:

Imprimir
By Pisamonas 5 de Agosto de 2015

 Remédios para as picadas de mosquitos e alforrecas

Que não apareçam no seu Verão!

Se já lhe picaram ou se tem receio que o façam, hoje vamos indicar-lhe alguns remédios caseiros para as picadas que irão aliviar eficazmente esses típicos incómodos de Verão.

A protecção é uma medida fundamental, ainda que nem sempre funcione na sua totalidade e, por vezes, também nos esqueçamos de a aplicar. As crianças estão mais expostas a estas picadas, uma vez que são os que mais tempo passam dentro de água ou ao ar livre... Assim, tome nota destes remédios caseiros para as picadas, os quais esperamos que lhe sejam úteis:

Se os mosquitos lhe picam....
Há muitos ingredientes que todos temos na cozinha que são muito eficazes e eficientes para aliviar estas picadas, como por exemplo, o alho. Devido às suas propriedades antibióticas e antibacterianas é muito bom para acalmar e aliviar o ardor. Basta apenas cortar um dente de alho pela metade e esfregá-lo suavemente sobre a picada. Deixe que actue durante 10 minutos e limpe com água fria.

O limão é outro grande aliado. Devido às suas propriedades anestésicas, acalma a zona quase de imediato. Misture umas gotas de água e de limão num pedaço de algodão ou gaze esterilizada, aplique na picada e deixe actuar. Para além deste efeito, o limão previne que a zona se infecte se nos coçarmos demasiado.

O louro também nos ajuda a acalmar a comichão. Passe um cubo de gelo pela picada e depois coloque uma folha de louro sobre a mesma durante alguns minutos. A sua acção anti-inflamatória notar-se-á num instante.

Se as alforrecas lhe picam....
Esperamos que não o façam! Mas se picarem, a si ou aos seus filhos, é importante seguir o protocolo de acção:

  • A primeira coisa a fazer é sair da água imediatamente e evitar coçar ou esfregar com toalhas, areia, etc.
  • Retirar os tentáculos da zona da picada sem lhes tocar. Uma forma fácil de o fazer, caso não se vejam a olho nu, é passar um cartão de plástico.
  • Depois, pôr água salgada do mar, nunca água doce, pois abriria a picada provocando a saída do veneno e, consequentemente, outra picada.
  • Colocar gelo envolto num pano embebido em vinagre de maça, nalguma bebida de cola ou de aloe vera caso tenha à mão. 

E claro, se na praia existir um posto de socorro, é sempre aconselhável que dêem uma vista de olhos e que nos ajudem com alguma pomada caso seja necessário.

Mas, para além destas picadas, podemos sempre pisar no fundo do mar algum bichinho que para se defender nos pique. Por isso, é melhor que as crianças se banhem com as sandálias de borracha para a praia, com as sandálias de borracha para Crianças ou com os sapatos de neopreno, evitando assim alguns destes incidentes.

Posted in: Notícias PT Tags: conselhos
Partilhe