308 805 709

0 artigos

Como limpar “lonas”: os ténis de lona para meninos, meninas e adultos

Imprimir

 Como limpar as lonas

Como limpar os ténis de tela para que estejam sempre perfeitos?

Bonitos, cómodos e cada vez mais na moda, os ténis de lona, são os sapatos baratos que nos permitem calçar os nossos filhos com muito estilo... Mas, para dizer alguma coisa má... são modelos que se sujam mais que outros sapatos para crianças fabricados com outros materiais ou as nódoas saltam mais à vista.

Uma grande vantagem é que os ténis ou sapatilhas de lona, ao serem usados na Primavera-Verão e fabricados em tela, secam rapidamente, tanto por dentro como por fora. Assim, nada de preguiça em mantê-los sempre impecáveis!

A primeira medida e quase de certeza a mais cómoda, é limpar os ténis de lona na máquina de lavar. De certeza que ficarão muito bem, mas também irão estragar-se mais rapidamente e perderão beleza, tanto na tela exterior como no forro interior, nas pontas dos atacadores... etc.

Se optar por esta solução, o mais aconselhável e menos agressivo para limpar os ténis de lona, é usar um programa de lavagem curto, em água fria e com centrifugação suave.

Se quiser assegurar-se de que não desbotam, um truque caseiro que costuma funcionar muito bem para fixar as cores é colocar os ténis de molho com sal. Assim, antes da primeira lavagem, meta as lonas em água fria com sal abundante, previamente misturado. Não as deixe de molho mais do que 20-30 minutos, porque o sal pode estragar um pouco a lona. Importante: não misture lonas de cores diferentes que possam desbotar.

Outra forma de tirar-lhes a sujidade, voltando a ter as suas lonas como novas é:

  • Sacudir ou limpar as solas para eliminar restos de areia, lama...etc.
  • Passar uma escova de cerdas suaves pela superfície do sapato, para retirar o pó e os restos de sujidade.
  • Limpá-las com uma esponja ou escova, molhadas numa mistura de água, sabão neutro e uma pitada de bicarbonato de sódio. Pode insistir com movimentos circulares nas zonas onde existam nódoas ou manchas. Depois, passe um pano seco e limpo para tirar os restos da mistura.
  • Pôr no interior papel de jornal para que absorvam a humidade e não percam a sua forma.
  • Deixar que sequem à sombra para não perderem a cor com o sol... e os seus ténis de lona ficarão como novos! 

Se são brancas e ficaram um pouco amareladas, recupere a sua luminosidade acrescentando à mistura um pouco de sumo de limão.

E lembre-se de tirar sempre os atacadores!

Com estes truques, agora sim, vão desfrutar das vossas lonas Pisamonas, sejam de que tipo forem: lonas com atacadores, lonas sem atacadores... Convidamo-la a descobrir os novos modelos e cores desta estação. 

Novas cores 2015 em ténis sem atacadores

Posted in: Notícias PT Tags: Como limpar
Partilhe