308 805 709

0 artigos

Como limpar sapatos de veludo e deixá-los como novos

Imprimir

 Como limpar sapatos de veludo

Chegam as festas de Natal e chegam os almoços, jantares e as diferentes celebrações com familiares, amigos e colegas de trabalho. É o momento ideal calçar esses sapatos de veludo que tanto gosta e que não pode usar diariamente… mas… Oh! Limpá-los?... e que fiquem bem?... fique tranquila! Vamos explicar-lhe passo a passo como deixá-los impecáveis, os seus e os de toda a família.

Tome nota primeiro das coisas que precisa, que como verá são muito simples e costumamos tê-las todas em casa:

  • Escova de cerdas suaves, uma de dentes serve perfeitamente.
  • Detergente cremoso.
  • Uma jarra ou um copo pequeno com um pouco de água.

Para uma limpeza normal “no ponto”, escove suavemente o sapato, sempre na direcção do pelo e tendo cuidado para que as cerdas da escova não se dobrem; se acontece é porque estamos a escovar demasiadamente forte e podemos danificar o tecido. Neste primeiro passo, o que fazemos é tirar o pó dos sapatos para poder proceder à sua limpeza mais profunda.

Em segundo lugar, misture num copo, detergente ou sabão em creme, com água e faça espuma. Ponha um pouco desta espuma sobre as cerdas da escova e escove suavemente os sapatos. 

De seguida, passe um trapinho limpo e seco, que não deixe penugem, sobre o sapato e deixe-o secar. Neste segundo passo damos vida ao veludo e se tiver alguma pequena mancha desaparecerá. O importante é não usar água quente e não humedecer de mais o sapato.

Para ver se a mancha desapareceu, esperamos cerca de 20 minutos até que o sapato esteja seco e, se necessário, podemos repetir de novo o passo anterior.

Para nódoas difíceis e resistentes, como de comida ou gordura por exemplo, o ideal é cobrir de imediato a mancha com pó de talco para absorver a sujidade. No entanto, como normalmente não podemos reagir tão rapidamente, quando chegar a casa limpe-os com água e um pouco de álcool, daqueles que temos na casa de banho. Escove a nódoa com esta mistura e com uma esponja suave, depois passe um pano seco e limpo.

Sapatos de veludo sempre como novos

Mas sem dúvida, e tal como em quase tudo na vida, a melhor forma de conservar os sapatos de veludo é cuidar deles e prevenir a sua deterioração. Isto é tão simples como depois de cada vez que os calçar, escove-os para retirar o pó e guarde-os sempre num saco para sapatos e assim evitará que apanhem pó ou humidade.

E agora que o veludo esta tão na moda, até em pantufas se usa!!... de certeza que lhe serão muito úteis estes truques de limpeza para que todos em sua casa possam desfrutar dos sapatos de veludo sempre que queiram.

Posted in: Notícias PT Tags: Como limparNatal
Partilhe