Que tamanho devo comprar? O guia definitivo para não falhar nos sapatos dos seus filhos
Quantas vezes já lhe aconteceu? Compra uns sapatos lindíssimos para o seu filho, experimenta-lhos, confia porque já tem outros do mesmo tamanho que lhe ficam na perfeição… e uma semana depois os novos já não entram!
As crianças crescem a grande velocidade e, além disso, nem todos os modelos calçam da mesma forma, já que as medidas dependem muito das formas e dos materiais de fabrico. Por isso, na Pisamonas queremos facilitar-lhe as coisas ao máximo com um guia de tamanhos completo, prático e adaptado a cada modelo, que poderá encontrar em cada ficha de produto, ao lado da respetiva descrição.
Novo guia de tamanhos no site: mais claro, mais visual, mais útil!
A partir de agora, cada ficha de produto da nossa loja online inclui um guia de tamanhos específico com toda a informação de que precisa antes de comprar. Para além do comprimento do pé e da palmilha interior, adicionámos também a largura da palmilha. Isto é especialmente útil para crianças com pés mais gordinhos ou largos, ou com o peito do pé mais alto, algo que muitas famílias nos pediam há já algum tempo.
Esta nova tabela inclui as medidas para cada tamanho disponível. Assim, consoante o modelo, poderá ver uma barra de scroll que pode deslocar para consultar as medidas que lhe interessam. Graças a este novo guia de tamanhos, poderá comparar as medidas exatas de cada sapato com as do seu filho e tomar a melhor decisão.
Conselhos para medir corretamente o pé dos seus filhos
Medir corretamente o pé é o primeiro passo para escolher bem o tamanho. A forma mais rápida e fiável de o fazer é seguindo estes passos:
1. Coloque o pé da criança sobre uma folha de papel. Certifique-se de que toda a planta do pé está bem apoiada e direita e desenhe o seu contorno.
2. Trace uma linha reta desde a ponta do dedo mais comprido até ao calcanhar e meça-a. Repita o processo com o outro pé (mesmo que não pareça, por vezes há diferenças!). Se for o caso, escolha a medida do pé mais comprido. Importante: acrescente a esta medida um mínimo de +0,5 cm para evitar roçaduras e bolhas e para garantir que o pé tem espaço suficiente para o movimento natural ao caminhar.
3. Trace outra linha reta na parte mais larga do contorno, onde se encontra a almofada do pé, e meça-a também.
4. Depois de ter anotadas as medidas do pé do seu filho, compare-as com a tabela de tamanhos específica do modelo que lhe interessa. Como neste exemplo:
- A medida do comprimento (do calcanhar até ao dedo mais comprido) deve ser comparada com a linha onde indica PÉ (cm).
- A medida da largura deve ser comparada com a linha onde indica LARGURA DA PALMILHA (cm).
- Verá que a linha PALMILHA (cm) tem sempre uma medida ligeiramente superior à do PÉ, pois inclui o espaço extra necessário para que o calçado seja confortável e não fique justo.
Se tiver dúvidas entre dois tamanhos, escolha sempre o maior. Mais vale ficar ligeiramente grande do que justo. Se o sapato ficar um pouco largo, pode sempre acrescentar uma palmilha para que ajuste perfeitamente ao pé. Tenha em conta que estamos a falar de milímetros de diferença relativamente às medidas que obteve. Também não é recomendável comprar sapatos muito maiores a pensar que assim irão durar mais tempo, pois, para além de não serem confortáveis, podem até provocar lesões ou entorses devido a tropeções.
Dicas extra para medir corretamente
Só para relembrar:
- É preferível medir e experimentar sapatos ao final da tarde, já que os pés tendem a inchar ao longo do dia, devido ao calor e à atividade diária.
- Se for um modelo de sapatos que o seu filho vai usar com meias, meça os pés com as meias calçadas.
- Pergunte regularmente ao seu filho se se sente confortável com os sapatos ou se apertam em alguma zona. A comunicação é essencial. Também ajuda verificar de vez em quando a palmilha e observar as marcas deixadas pelos dedos.
Consulte a secção “Guia de tamanhos”
Na secção Guia de Tamanhos da Pisamonas disponibilizamos uma tabela orientativa com medidas padrão por tamanho. No entanto, lembre-se: o ideal é consultar sempre a tabela específica de cada modelo, pois fatores como o design, o material ou a forma podem fazer com que um sapato calce mais pequeno ou maior do que o habitual.
Além disso, tem também ao seu dispor a nossa equipa de Apoio ao Cliente, sempre disponível para esclarecer qualquer dúvida durante o processo de compra, inclusive sobre tamanhos. E se, apesar de tudo, o tamanho escolhido não for o adequado para o seu filho, não há problema. Na Pisamonas facilitamos a troca ou devolução, sem complicações e sem qualquer custo.